Informativo eletrônico - Edição 4076 Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Mercado de trabalho: O mercado de trabalho no Brasil vem apresentando melhora no ano de 2021, conforme dados divulgados pela pesquisa PNAD Contínua e os dados do Novo Caged




Mercado de trabalho: O mercado de trabalho no Brasil vem apresentando melhora no ano de 2021, conforme dados divulgados pela pesquisa PNAD Contínua e os dados do Novo Caged

O mercado de trabalho no Brasil vem apresentando melhora no ano de 2021, conforme dados divulgados pela pesquisa PNAD Contínua e os dados do Novo Caged.
Segundo a pesquisa PNAD Contínua mais recente, com referência ao trimestre móvel de abril a junho de 2021, o país conta com uma taxa de desocupação (taxa de desemprego) de 14,1%, resultado inferior ao apresentado no trimestre móvel imediatamente anterior com 14,7% de desocupados. Esta taxa, (14,1%) representa hoje um total de 14,4 milhões de desempregados no país, que, como conceito são aquelas pessoas que estão procurando por emprego, formal ou informal, nos últimos 30 dias segundo a referência da coleta da pesquisa. Este número deve permanecer pressionado pois, com o avanço da vacinação e a volta gradual do funcionamento das atividades econômicas, as pessoas devem voltar ao processo de procura de trabalho remunerado. Na pesquisa mais recente do IBGE através da PNAD contínua, este contingente de pessoas que tem idade de trabalhar, mas não procuraram emprego nos últimos 30 dias é de 74,9 milhões de pessoas.
 Por fim, o contingente de pessoas ocupadas no país, entre aqueles com emprego formal (50,0 milhões) e com emprego informal (37,8 milhões) somam um total de 87,8 milhões de pessoas com alguma ocupação remunerada no trimestre móvel encerrado em junho de 2021. Segue abaixo o quadro resumido com as informações.



Resultado está alinhado com os dados divulgados pelo Novo Caged, ao qual apura que o país apresentou saldo líquido acumulado em 2021 de 1,8 milhões de vagas abertas apenas no mercado formal. Abaixo seguem informações mensais divulgadas pela Novo Caged (série iniciada em janeiro de 2020).

O estoque empregos formais no país, estimado pelo Novo Caged com referência de julho de 2021, está em 41,2 milhões de empregos e se mantêm em crescimento desde o mês de janeiro de 2021, conforme pode ser apurado no gráfico abaixo.

Conclui-se, portanto, que o mercado de trabalho no país está em gradual melhora no ano de 2021, impactado pelo avanço da vacinação da população e com a volta das atividades econômicas em quase que sua normalidade. Por isso, os dados apresentados pelo Novo Caged devem permanecer positivos ao longo do restante do ano de 2021, recuperando parte dos desligamentos ocorridos em 2020. Já a PNAD Contínua deve permanecer com a taxa de desemprego pressionada, mas com tendência de redução, pois as pessoas que deixaram de procurar emprego devido à pandemia da Covid-19, devem voltar a procurar emprego remunerado, seja este no mercado formal ou no mercado informal.
Mais dados sobre o estudo publicado pela FIESP e pelo CIESP pode ser encontrado em: https://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/dados-do-mercado-de-trabalho/

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4505

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin