Informativo eletrônico - Edição 4104 Sexta-feira, 05 de novembro de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • CNI: Indicadores industriais apontam queda no faturamento real da indústria nacional de 1,5% no mês de setembro

Economia Internacional

  • Alemanha: Produção industrial alemã cai 1,4% em setembro, com ajuste sazonal 
  • Estados Unidos: Taxa de desemprego atinge 4,6% em outubro 




CNI: Indicadores industriais apontam queda no faturamento real da indústria nacional de 1,5% no mês de setembro

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgou ontem (04/11) os indicadores industriais da indústria nacional referente ao mês de setembro. Dos cinco indicadores, apenas o faturamento real apresentou queda no mês (-1,5%). O indicador de Horas trabalhadas apresentou aumento no mês de 1,7% e a Massa Salarial o crescimento foi menor, de 0,2%. Já os demais indicadores apresentaram estabilidade no mês, o Emprego e o Rendimento real permaneceram o mesmo do mês anterior (0,0%).
No ano de 2021, os indicadores de Faturamento Real e Horas Trabalhadas têm as maiores variações positivas indicando recuperação do setor industrial nacional (8,9% e 12,4% respectivamente).

A utilização da capacidade instalada recuou 0,2 p.p. em setembro, atingindo 81,6%, mas ainda ficando 2,7 p.p. acima do observado no mesmo mês do ano anterior. 



Alemanha: Produção industrial alemã cai 1,4% em setembro, com ajuste sazonal

O Banco Federal Alemão (Bundesbank) divulgou hoje (05/11) o resultado da produção industrial do país referente ao mês de setembro de 2021. Após registrar queda de 3,7% em agosto, na série ajustada sazonalmente, o indicador apresentou uma nova queda de 1,4% em setembro frente ao mês anterior.
No acumulado do ano, no entanto, a produção industrial do país apresenta aumento de 6,1%, devido às fortes reduções ocorridas no ano de 2020 provocadas pela pandemia da Covid-19.


Estados Unidos: Taxa de desemprego atinge 4,6% em outubro

A taxa de desemprego nos Estados Unidos recuou 0,2 p.p. em outubro e atingiu 4,6% da população segundo dados do Governo dos EUA, após a criação de 531 mil vagas de emprego no mês, resultado acima do esperado pelo mercado (450 mil). Pelo 4° mês consecutivo o indicador de desemprego dos EUA tem o movimento de redução, com nível semelhante ao registrados ao longo do ano de 2015, entretanto, superior ao período imediatamente anterior à pandemia da covid-19, onde a taxa de desemprego chegou a ficar em 3,5% da população do país.



Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4505

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin