In formativo eletrônico - Edição 4120 Terça-feira, 30 de novembro de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • IBGE: PNAD Contínua registra redução da taxa de desemprego para 12,6% em setembro
  • STN: Governo Federal tem superávit primário de R $ 302,6 bilhões no mês de setembro
  • FIESP / CIESP: O Total de Vendas Reais da indústria de transformação paulista caiu 2,8% na passagem de setembro para outubro, na série sem influências sazonais
  • FIESP: Sensor ficou em 50,0 pontos em novembro, sugerindo estabilidade da atividade industrial paulista no mês




IBGE: PNAD Contínua registra redução da taxa de desemprego para 12,6% em setembro

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua - IBGE) referente ao trimestre móvel finalizado em setembro, uma taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,6 %, redução em relação ao trimestre encerrado em agosto (13,1%). Este é o menor nível da taxa de desemprego do país desde março de 2020 quando o índice está em 12,4%.


Nesta pesquisa atual, houve crescimento de 0,79% na quantidade de pessoas na força de trabalho, ao passar de 105,6 milhões de pessoas em agosto para 106,4 milhões em setembro.O número de pessoas na força de trabalho vem crescendo paulatinamente desde o mês de agosto de 2020, mês seguinte de quando uma pesquisa registrou a menor quantidade de pessoas na força de trabalho (julho / 2020 com 95,2 milhões de pessoas).
Entre as pessoas ocupadas, houve aumento entre os trimestres móveis de agosto e setembro em 1,36% e, ao comparar com o menor resultado do ano anterior (agosto / 2020), a população ocupada registra crescimento de 12,6% no período.
Já a massa de rendimento, segundo a pesquisa, apresentação de queda de 0,39% no mês.

STN: Governo Federal tem superávit primário de R $ 302,6 bilhões no mês de setembro

Nesta segunda (29/11) foi divulgado pelo Tesouro Nacional o resultado primário do governo federal referente ao mês de outubro, com superávit de R $ 28.195,1 bilhões. 
Dentre os superávits do ano de 2021, o do mês de outubro é o segundo maior registrado, sendo: janeiro (R $ 43.219,4 bilhões), março (R $ 2.037,0 bilhões) e abril (R $ 16.655,70 bilhões) e o segundo registro mensal consecutivo.

FIESP / CIESP: O Total de Vendas Reais da indústria de transformação paulista caiu 2,8% na passagem de setembro para outubro, na série sem influências sazonais

O Total de Vendas Reais da indústria de transformação paulista caiu 2,8% na passagem de setembro para outubro, na série sem influências sazonais, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp / Ciesp.A queda em outubro é a sexta consecutiva do Total de Vendas Reais, acumulando redução de 15,1% no intervalo entre maio e outubro de 2021. 
As Horas Trabalhadas na Produção também registraram queda em outubro (-0,6%), marcando a terceira redução do indicador. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), por sua vez, ficou estável entre setembro e outubro (+0,1 pp), atingindo 81,3%. O NUCI permanece em patamar acima dos seus níveis históricos, se situando 1,9 pp acima da média histórica da indústria paulista de 79,4%. 
Após um 3º trimestre fraco, quando as vendas apontaram forte queda (-7,4%), a atividade industrial paulista inicia o último trimestre do ano com o mesmo quadro de perda de vigor, a despeito de um ambiente de forte crescimento global que impulsiona como exportações e do avanço da vacinação.  
Aspectos negativos sobre a indústria, como a forte pressão de custo e o persistente desajuste nas cadeias de insumos industriais, se somaram nos últimos meses a um ambiente de informação ao consumidor elevada, acarretando corrosão da renda, e forte aumento da taxa de juros Selic. Configure os próximos meses um cenário ainda mais desafiador para a indústria de transformação paulista. 

FIESP: Sensor ficou em 50,0 pontos em novembro, sugerindo estabilidade da atividade industrial paulista no mês

A pesquisa Sensor no mês de novembro fechou em 50,0 pontos, na série com ajuste sazonal, resultado bem próximo ao de outubro quando registrou 50,2 pontos. Resultados em 50,0 pontos sinalizando da atividade industrial paulista no mês.  
A avaliação das condições de Mercado melhorou em relação ao mês de outubro, ao passar de 48,2 pontos para 49,7 pontos em novembro. Apesar do avanço, o indicador continua abaixo dos 50,0 pontos, condições de mercado menos favoráveis ​​no período. 
Por sua vez, as Vendas enfraqueceram em relação ao mês anterior, tendo seu índice passando de 55,7 pontos em outubro para 49,1 pontos no mês corrente. Ao cruzar a linha dos 50,0 pontos, indica redução das vendas em novembro.   
O indicador de nível de Estoque saiu de 46,8 pontos para 48,5 pontos em novembro. Leituras superiores a 50,0 pontos indicam estoque abaixo do desejável, ao passo que inferiores a 50,0 pontos indicam sobrestoque. 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel .: 11 3549-4505

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interesseFacebookTwitterYoutubeLinkedIn