Informativo eletrônico - Edição 4132 Quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • FIESP/CNI: Índice de Confiança do Empresário Industrial paulista (ICEI-SP) sobe 2,0 pontos no mês de dezembro 
  • CNI: Produção da indústria nacional tem aumento de 0,3 ponto em novembro

Economia Internacional

  • Zona do Euro: PMI Composto tem queda de 2,0 pontos e permanece indicando expansão em dezembro
  • Alemanha: PMI composto recua 2,2 pontos em dezembro e apresenta estabilidade no mês
  • Estados Unidos: PMI dos EUA reduz 0,3 ponto, mas permanece em crescimento pelo 18º mês consecutivo




FIESP/CNI: Índice de Confiança do Empresário Industrial paulista (ICEI-SP) sobe 2,0 pontos no mês de dezembro 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial paulista (ICEI-SP) encerrou o mês de dezembro aos 53,1 pontos. A diferença para o mês de novembro é de 2,0 pontos, mês em que a confiança do setor reduziu para 51,1 pontos. Desta forma, o setor industrial paulista permanece em otimismo pelo nono mês consecutivo. Resultados acima de 50,0 pontos indicam otimismo dos empresários do setor.

O componente de condições atuais para o setor é de falta de confiança no mês de dezembro, aos 48,8 pontos. Este é o quarto mês consecutivo de falta de confiança deste componente, porém menos intensa que em novembro (46,7 pontos). O último mês em que o setor industrial do estado de São Paulo estava otimista com as condições atuais foi em agosto de 2021 quando registrou 54,5 pontos.
Já o componente de expectativas das indústrias permaneceu em campo otimista (confiança) aos 55,3 pontos, nível superior ao mês anterior (53,3 pontos). Por estar acima dos 50,0 pontos, há otimismo no setor quanto aos próximos 6 meses pelo nono mês seguido.
O indicador nacional, ICEI Brasil, divulgado pela CNI, avançou de 56,0 pontos para 56,7 pontos entre novembro e dezembro. O ICEI Brasil sinaliza confiança por parte dos empresários da indústria do país pelo décimo sétimo mês consecutivo. (veja a edição do Macrovisão Ed. 4128 do dia 10 de dezembro).


CNI: Produção da indústria nacional tem aumento de 0,3 ponto em novembro

Produção da indústria nacional encerrou o mês de novembro aos 50,4 pontos, leve aumento de 0,3 ponto em relação ao mês anterior (50,1 pontos em outubro). Desta forma, a produção da indústria nacional tem estabilidade por três meses consecutivos por estar próximo aos 50,0 pontos. 
Na comparação com o mesmo período de 2020, o indicador demonstra redução do ritmo de produção em 2,9 pontos (53,1 pontos em novembro de 2020).


O nível de estoque encerrou o mês de novembro aos 50,6 pontos. Com leve aumento de 0,1 ponto em relação ao mês anterior. 
O estoque efetivo/planejado apresentou aumento de 0,7 ponto em relação ao mês anterior e encerrou em 50,7 pontos (novembro), indicando que os estoques estão dentro do planejado.
O nível de emprego encerrou o mês em 50,0 pontos, recuo de 0,4 ponto entre os meses (50,4 pontos em outubro). 
O NUCI (Nível de Utilização da Capacidade Instalada) sobe 1 ponto em relação ao mês anterior ao finalizar o mês em 72,0% (72,0% em outubro).



Zona do Euro: PMI Composto tem queda de 2,0 pontos e permanece indicando expansão em dezembro

O PMI Composto para a Zona do Euro encerrou o mês de dezembro em 53,4 pontos, indicando expansão no mês, porém de forma mais moderada que o verificado em novembro (55,4 pontos), diferença de -2,0 pontos entre os meses. Este é o décimo mês consecutivo de expansão da atividade da região.

O PMI Serviços indica expansão menor da atividade do setor no mês de dezembro com 53,3 pontos (-2,6 pontos ante novembro). Já o PMI Indústria apresentou queda de 0,4 ponto, no entanto permanecendo em indicação de expansão, aos 58,0 pontos.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.


Alemanha: PMI composto recua 2,2 pontos em dezembro e apresenta estabilidade no mês

O PMI Composto em dezembro marcou 50,0 pontos, queda de 2,2 pontos na comparação com novembro (52,2 pontos). Com isto o indicador apresenta estabilidade da atividade econômica do país no mês.

Já no setor de serviços, o PMI caiu 4,3 pontos e encerra o mês em 48,4 pontos. O PMI Indústria caminhou no sentido contrário e subiu 0,5 ponto e continua indicando expansão da atividade em 57,9 pontos.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.


Estados Unidos: PMI dos EUA reduz 0,3 ponto, mas permanece em crescimento pelo 18º mês consecutivo

O PMI Composto dos Estados Unidos encerra o mês de dezembro com 56,9 pontos, completando o décimo oitavo mês consecutivo que a atividade econômica do país apresenta expansão. Apesar de crescimento no mês, o indicador tem redução de 0,3 pontos em relação ao mês de novembro (57,2 pontos), indicando menor ritmo de crescimento na comparação mensal.

O setor de serviços tem diminuição da expansão da atividade do setor ao encerrar com fechamento de 57,5 pontos, com nível 0,5 ponto menor que o mês de novembro.
O PMI Indústria também recuou 0,5 ponto ante mês de novembro ao encerrar em 57,8 pontos, indicando expansão da atividade.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.


Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel .: 11 3549-4505

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interesseFacebookTwitterYoutubeLinkedIn