+ Macro Visão - Edição 4155
Informativo eletrônico - Edição 4155 Quinta-feira, 03 de fevereiro de 2022

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Banco Central: Copom eleva taxa Selic a 10,75% ao ano
  • Fenabrave: Vendas de veículos automotores nacionais e importados retraem 9,2% em janeiro

Economia Internacional

  • Zona do Euro: PMI Composto tem recuo de 1,0 ponto, no entanto permanece em expansão no mês de janeiro
  • Alemanha: PMI composto aponta crescimento de 3,9 pontos em janeiro, voltando a indicar expansão da atividade do país
     



 

Banco Central: Copom eleva taxa Selic a 10,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), aumentou nesta quarta-feira, 02/02, a taxa básica de juros (Selic) em 1,5 p.p, para o patamar de 10,75% a.a.. Este é o oitavo aumento consecutivo, desde março de 2021, quando estava em 2,0%, menor patamar histórico.
Em nota divulgada na mesma data (02/02), a FIESP afirma que: “as questões conjunturais, em geral de curto prazo e que definem as ações monetárias do Banco Central (BC), não devem sobrepor-se às razões estruturais que influenciam a economia nacional. Muito mais que o BC e o Tesouro, são os poderes da República e a sociedade que devem dar as diretrizes visando o interesse comum do desenvolvimento nacional.   
Para tanto, além de reconhecer as virtudes do setor e sua importância para a economia brasileira, é preciso também almejar o mesmo dinamismo para o setor industrial. A indústria de transformação é o principal canal de geração de inovações e espraiamentos tecnológicos para os demais setores.  
A expansão da renda e a geração de empregos de qualidade são características da indústria de transformação, com impactos positivos generalizados, do agronegócio aos serviços. Por isso, a Fiesp afirma: é preciso pensar para além do Copom. “

Fenabrave: Vendas de veículos automotores nacionais e importados retraem 9,2% em janeiro

No mês de janeiro, 223.447 veículos automotores (nacionais e importados) foram vendidos no país. Com ajuste sazonal, este resultado representa uma variação negativa de 9,2% em relação ao mês de dezembro.
Esta é a segunda queda mensal seguida do indicador, sendo o pico recente de vendas de veículos atingindo no mês de maio de 2021, quando foram vendidas 327.048 unidades.

Ainda levando em consideração a variação do mês, o resultado de janeiro foi quarto pior em toda série histórica, abaixo apenas dos exibidos em janeiro de 2011 (-13,1%), janeiro de 1995 (-11,4%) e janeiro de 1996 (-9,7%). Em comparação com o mesmo mês de 2021, as vendas apresentaram queda de 15,9%.
Já no acumulado em 12 meses, as vendas apresentam um avanço de 9,9%.


 

Zona do Euro: PMI Composto tem recuo de 1,0 ponto, no entanto permanece em expansão no mês de janeiro

O PMI Composto para a Zona do Euro encerrou o mês de janeiro em 52,3 pontos, indicando expansão no mês. No entanto, o resultado é menor que o verificado em dezembro (53,3 pontos), diferença de 1,0 ponto entre os meses. Este é o décimo primeiro mês consecutivo de expansão da atividade da região, porém, é o menor nível desde fevereiro de 2021 (48,8 pontos).

O PMI Serviços indica expansão menor da atividade do setor no mês de janeiro ao atingir 51,1 pontos, recuando -2,0 pontos ante dezembro. Indicadores acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.

Alemanha: PMI composto cresce 3,9 pontos em janeiro, voltando a indicar expansão da atividade do país

O PMI Composto da Alemanha em janeiro encerrou em 53,8 pontos, aumento de 3,9 pontos na comparação com dezembro (49,9 pontos). Com isto, o indicador volta a apontar crescimento da atividade alemã ao ficar acima dos 50,0 pontos, após a relativa estabilidade do mês de dezembro.

A atividade do setor de serviços cresceu 3,5 pontos ao atingir 52,2 pontos em janeiro, indicando expansão do setor no mês.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos sinalizam expansão da atividade.

Macro Visão é uma publicação da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4505

 
Cadastre-se e notícias do seu interesseo FacebookTwitterYouTubelinkedin