Ibre/FGV: Índice de Confiança da Indústria recua 1,7 ponto em julho
O Índice de Confiança da Indústria, divulgado pelo IBRE (FGV), encerrou em 99,5 pontos em julho, redução de 1,7 ponto em relação ao mês de junho (101,2 pontos), considerando dados sem influência sazonal. Esta foi a primeira variação mensal negativa após sequência de três altas consecutivas. Com esse resultado o setor industrial voltou a sinalizar pessimismo. Valores abaixo de 100,0 pontos indicam pessimismo e acima otimismo.

O desempenho do mês foi determinado tanto pela redução da confiança em relação ao Índice da Situação Atual, quanto em relação ao Índice de Expectativas. O Índice da Situação Atual encerrou em 101,4 pontos, queda de 0,9 ponto em relação ao mês de junho (102,3 pontos), dados dessazonalizados. Apesar da diminuição, esta leitura indica otimismo da indústria nacional em relação ao momento atual pelo terceiro mês consecutivo.
Já o índice de expectativas encerrou julho aos 97,6 pontos, redução de 2,6 pontos em relação ao mês anterior (100,2 pontos). Dessa forma, a indústria voltou a apresentar pessimismo quanto às expectativas (abaixo dos 100,0 pontos).
O NUCI (Nível de Utilização da Capacidade Instalada), por sua vez, aumentou 0,9 ponto percentual, ao variar de 81,4% em junho para 82,3% em julho na série sem efeitos sazonais.

.gif)
|