Informativo eletrônico - Edição 4305    Quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • CNI: Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 1,6 ponto em setembro
  • IBGE/PMC: volume de vendas do comércio varejista caiu 0,8% no restrito e 0,7% no ampliado em julho
     

Economia Internacional

  • Eurostat: Produção Industrial recua 1,6% na União Europeia e 2,3% na Zona do Euro no mês de julho


CNI: Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 1,6 ponto em setembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela CNI, encerrou em 59,7 pontos no mês de setembro, dado com ajuste sazonal. O indicador aumentou 1,6 ponto em setembro na comparação com o mês anterior. O nível de confiança do empresariado industrial brasileiro apresentou crescimento após duas quedas consecutivas em julho e agosto, e permanece defasado em 3,6 pontos em relação a junho de 2022 (63,3 pontos), quando registrou o melhor resultado do ano.
Neste mês de setembro, o desempenho do ICEI foi influenciado pela melhora do indicador de condições atuais, que passou de 53,6 pontos em agosto para 56,5 pontos em setembro e pelo índice de expectativas, que aumentou 1,7 ponto no mesmo intervalo. O resultado de setembro é de otimismo do setor pelo 27º mês consecutivo. Resultados acima de 50,0 pontos indicam otimismo e abaixo de 50,0 pontos, pessimismo.




IBGE/PMC: volume de vendas do comércio varejista caiu 0,8% no restrito e 0,7% no ampliado em julho

O volume de vendas no comércio varejista no mês de julho de 2022 foi reduzido em 0,8% na comparação com o mês de junho de 2022, considerando os dados com ajuste sazonal. Este resultado ficou abaixo da estimativa do mercado para o mês (+0,1%) e mantém a tendência de queda observada nos dois meses anteriores. No acumulado em 12 meses, registra-se queda de 1,8% do comércio varejista.



Quanto ao volume de vendas do varejo ampliado, que inclui as vendas de materiais de construção e de veículos, motocicletas e peças, houve recuo de 0,7% em julho em relação ao mês anterior, dados dessazonalizados. Este resultado também veio abaixo da expectativa do mercado (-0,1%). No acumulado em 12 meses, houve redução de 1,9% das vendas no varejo ampliado.


 


Eurostat: Produção Industrial recua 1,6% na União Europeia e 2,3% na Zona do Euro no mês de julho

A produção industrial da União Europeia caiu 1,6% na comparação entre julho e o mês imediatamente anterior. Esta foi a maior variação negativa no ano. No acumulado do ano (em relação a janeiro/22), a produção industrial da região está     defasada em 0,3%.

 

A produção industrial da Zona do Euro caiu 2,3% na comparação entre julho e o mês imediatamente anterior. Este resultado reverte o crescimento dos dois meses anteriores. No acumulado do ano (em relação a janeiro/22), a produção industrial da região está     defasada em 1,1%.

Macro Visão é uma publicação da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4570/ 11 3549-4282

 
Cadastre-se e notícias do seu interesseo FacebookTwitterYouTubelinkedin