Informativo eletrônico - Edição 4362 Quinta-feira, 08 de dezembro de 2022

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Banco Central: Copom mantém a taxa Selic em 13,75% ao ano
  • IBGE/PMC: volume de vendas do comércio varejista aumenta 0,4% no restrito e 0,5% no ampliado em outubro
  • Anfavea: produção de autoveículos tem aumento de 5,3% em novembro


Banco Central: Copom mantém a taxa Selic em 13,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou na última quarta-feira, 07/12, a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% a.a. pela terceira reunião consecutiva. No comunicado sobre a decisão, o comitê destacou que "acompanhará com especial atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal e, em particular, seus efeitos nos preços de ativos e expectativas de inflação, com potenciais impactos sobre a dinâmica da inflação prospectiva". A autoridade também repetiu que vai continuar avaliando se o patamar elevado dos juros atuais em um prazo longo será suficiente para conduzir a inflação até a meta e não descartou uma eventual retomada do ciclo de ajuste caso o comportamento do nível geral de preços não transcorra como o esperado.




IBGE/PMC: volume de vendas do comércio varejista aumenta 0,4% no restrito e 0,5% no ampliado em outubro

O volume de vendas no comércio varejista no mês de outubro de 2022 aumentou em 0,4% na comparação com o mês anterior, considerando os dados com ajuste sazonal. Este resultado ficou acima da estimativa do mercado para o mês (+0,3%). No acumulado em 12 meses, registra-se crescimento de 0,1% do comércio varejista.



Quanto ao volume de vendas do varejo ampliado, que inclui as vendas de materiais de construção e de veículos, motocicletas e peças, houve aumento de 0,5% em outubro em relação ao mês anterior, dados dessazonalizados. Este resultado veio em linha com a expectativa do mercado (+0,5%). No acumulado em 12 meses, houve redução de 1,0% das vendas no varejo ampliado.




Anfavea: produção de autoveículos tem aumento de 5,3% em novembro

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a produção nacional de veículos automotores cresceu 5,3%% no mês de novembro frente ao mês anterior, nos dados sem influências sazonais. A leitura recente recupera parte da queda observada em outubro (-12,9%).



Na comparação com o mesmo mês de 2021, a produção de veículos automotores exibe aumento de 4,9%. Já a produção acumulada até novembro deste ano apresenta crescimento de 6,3%. No acumulado em 12 meses, a produção está com crescimento de 6,9%.

Macro Visão é uma publicação da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4570/ 11 3549-4282

 
Cadastre-se e notícias do seu interesseo FacebookTwitterYouTubelinkedin