IBGE: Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) avança 1,1% em fevereiro
O setor de serviços registrou expansão de 1,1% no mês de fevereiro em relação ao mês anterior, nos dados livres de influências sazonais divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo IBGE. Este resultado veio acima da expectativa do mercado, que sinalizava para aumento de 0,5%.

Os dados apontam que no acumulado em 12 meses a PMS aumentou 7,8%. Já na comparação entre fevereiro de 2023 e o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 5,4%, conforme tabela abaixo:

Ibre/FGV: Índice de Confiança da Indústria registra leve aumento de 0,1 ponto em abril
O Índice de Confiança da Indústria, divulgado pelo Ibre (FGV), encerrou abril em 94,5 pontos, leve aumento de 0,1 ponto em relação ao mês anterior, considerando dados sem influência sazonal. Com este resultado, o setor industrial continua sinalizando pessimismo pelo oitavo mês consecutivo. Valores abaixo de 100,0 pontos indicam pessimismo e acima, otimismo.

O resultado do mês ficou perto da estabilidade devido ao aumento do índice de Situação atual e a queda do índice de Expectativas. O primeiro índice encerrou em 93,5 pontos, aumento de 2,0 pontos em relação ao mês de março, dados dessazonalizados. Com este resultado, a indústria nacional permanece indicando pessimismo em relação à situação atual. O Índice de Expectativas, por sua vez, encerrou o mês de abril aos 95,7 pontos, queda de 1,8 ponto em relação ao mês anterior. Dessa forma, a indústria se mantém com orientação pessimista quanto às expectativas (abaixo dos 100,0 pontos). O NUCI (Nível de Utilização da Capacidade Instalada), por sua vez, aumentou 1,7 ponto percentual, registrando 80,7% no mês na série sem efeitos sazonais.

Ibre/FGV: IGP-M cai 0,95% em abril
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) caiu 0,95% em abril, após ficar próximo da estabilidade no mês anterior (março: +0,05%). Os dados mais recentes podem ser verificados no gráfico abaixo:

Considerando apenas os meses de abril desde 2002, a variação média do índice para o mês é de alta de 0,52%, portanto, o resultado de abril de 2023 veio abaixo da média.

Quando analisados os componentes do IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo - Mercado) registrou deflação de 1,45% no mês de abril, após queda de 0,12% em março. O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor - Mercado), por sua vez, apresentou alta de 0,46% no período, aumento menor que o verificado no mês anterior (+0,66% em março). Por fim, o INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil - Mercado) subiu 0,23% na leitura atual, após aumentar 0,18% em março.

No acumulado em 12 meses até abril, o IGP-M apresenta deflação de 2,17%. O componente com a maior variação nesta métrica foi o INCC-M, com avanço de 7,48%, seguido pelo IPC-M, com alta de 3,24%. Por outro lado, o componente IPA-M mantém queda de 4,53% na mesma métrica.

|