Ibre/FGV: IGP-M recua 1,13% na primeira prévia de maio
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) caiu 1,13% na primeira prévia de maio, ampliando a queda registrada em abril (-0,95%). Os dados mais recentes podem ser verificados no gráfico abaixo:

Considerando apenas os meses de maio desde 2002, a variação média do índice para o mês é de alta de 0,55%, portanto, o resultado da primeira prévia de maio de 2023 veio abaixo da média.

Quando analisados os componentes do IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo - Mercado) registrou deflação de 1,74% na primeira prévia de maio, após queda de 1,45% em abril. O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor - Mercado), por sua vez, apresentou alta de 0,64% no período, aumento maior que o verificado no mês anterior (+0,46% em abril). Por fim, o INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil - Mercado) subiu 0,10% na leitura atual, após aumentar 0,23% em abril.

No acumulado em 12 meses, o IGP-M apresenta deflação de 3,77%. O componente com a maior alta nesta métrica é o INCC-M, com avanço de 6,01%, seguido pelo IPC-M, com alta de 3,53%. Por outro lado, o componente IPA-M mantém queda de 6,61% na mesma métrica.

CNI: Indicadores Industriais apontam aumento do faturamento real da indústria nacional de 1,4% no mês de março
A CNI divulgou a pesquisa Indicadores Industriais referente ao mês de março. O Faturamento Real da indústria brasileira aumentou 1,4% na comparação com o mês anterior, nos dados com ajuste sazonal. O indicador de Emprego registrou estabilidade no mês, enquanto o de Horas Trabalhadas aumentou 1,0%. Já o indicador de Massa Salarial Real cresceu 0,4%, e o de Rendimento Médio Real avançou 0,6%. Por fim, a Utilização da Capacidade Instalada teve alta de 0,3 p.p., fechando março em 79,2%.

|