Banco Central: Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registra queda de 0,15% em março
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador que é uma proxy do PIB mensal, diminuiu em março na comparação com o mês anterior, ao recuar 0,1%. Este resultado ficou acima da expectativa do mercado, que era de queda de 0,3%, e veio após aumento de 2,5% verificado em fevereiro.

Os dados apontam que no acumulado em 12 meses o indicador registra alta de 3,3%. Já na comparação entre março de 2023 e o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 5,5%, conforme tabela abaixo:

O IBC-Br aumentou 2,4% no 1º trimestre de 2023 na comparação com o 4º trimestre de 2022. Este resultado veio após retração registrada na passagem do 3º para o 4º trimestre de 2022 (-1,6%).

Ibre/FGV: IGP-M recua 1,5% na segunda prévia de maio
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) caiu 1,5% na segunda prévia de maio, ampliando a queda registrada em abril (-1,0%). Os dados mais recentes podem ser verificados no gráfico abaixo:

Considerando apenas os meses de maio desde 2002, a variação média do índice para o mês é de alta de 0,5%, portanto, o resultado da primeira prévia de maio de 2023 veio abaixo da média.

Quando analisados os componentes do IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo - Mercado) registrou deflação de 2,2% na segunda prévia de maio, após queda de 1,4% em abril. O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor - Mercado), por sua vez, apresentou alta de 0,5% no período, mesma variação verificada no mês anterior. Por fim, o INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil - Mercado) registrou estabilidade na leitura atual, após aumentar 0,2% em abril.

No acumulado em 12 meses, o IGP-M apresenta deflação de 4,1%. O componente com a maior alta nesta métrica é o INCC-M, com avanço de 5,9%, seguido pelo IPC-M, com alta de 3,4%. Por outro lado, o componente IPA-M registra queda de 7,1% na mesma métrica.

|