Ibre/FGV: IGP-M cai 1,9% em junho
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) caiu 1,9% em junho, abaixo da expectativa do mercado (-1,7%). No mês anterior o índice havia registrado queda de 1,8%. Os dados mais recentes podem ser verificados no gráfico abaixo:

Considerando apenas os meses de junho desde 2002, a variação média do índice para o mês é de alta de 0,5%, portanto, o resultado de junho de 2023 veio abaixo da média.

Quando analisados os componentes do IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo - Mercado) registrou deflação de 2,7% no mês de junho, mesma queda observada no mês anterior. O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor - Mercado), por sua vez, apresentou queda de 0,3% no período, abaixo do que foi observado em maio (+0,5%). Por fim, o INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil - Mercado) subiu 0,8% na leitura atual, após aumentar 0,4% em maio.

No acumulado em 12 meses até junho, o IGP-M apresenta deflação de 6,9%. O componente com a maior variação positiva nesta métrica foi o INCC-M, com avanço de 4,3%, seguido pelo IPC-M, com alta de 2,4%. Por outro lado, o componente IPA-M registra queda de 10,3% na mesma métrica.

Ibre/FGV: Índice de Confiança do Comércio aumenta 6,9 pontos em junho
O Índice de Confiança do Comércio (Ibre/FGV) registrou 94,2 pontos em junho, aumento de 6,9 pontos em relação ao mês anterior, dados com ajuste sazonal. Mesmo com a recuperação recente, o índice continua sinalizando pessimismo do setor pelo nono mês consecutivo. Resultados superiores a 100,0 pontos indicam otimismo e abaixo, pessimismo.

O aumento no Índice de Confiança em junho foi influenciado pelo componente de Expectativas, com avanço de 4,6 pontos na passagem mensal e, sobretudo, pelo índice de Situação Atual, que finalizou em 98,9 pontos após aumentar 8,8 pontos no mesmo período, dados livres do efeito sazonal.

Ibre/FGV: Índice de Confiança de Serviços avança 3,7 pontos em junho
O Índice de Confiança de Serviços (Ibre/FGV) aumentou 3,7 pontos na passagem mensal para junho, encerrando o mês em 96,6 pontos. Com este resultado, o índice indica pessimismo pelo nono mês consecutivo. Valores abaixo de 100,0 pontos indicam pessimismo e acima, otimismo.

O aumento no Índice de Confiança em junho foi influenciado pelo componente de Expectativas, com avanço de 1,3 ponto na passagem mensal e, sobretudo, pelo índice de Situação Atual, que finalizou em 99,3 pontos após aumentar 5,9 pontos no mesmo período, dados livres do efeito sazonal.

FIESP/CIESP: vendas reais da indústria paulista têm forte queda de 3,4% em maio
As vendas da indústria de transformação paulista recuaram 3,4% em maio em relação ao mês de abril (-3,8%), conforme o Levantamento de Conjuntura da FIESP e do CIESP. As horas trabalhadas na produção (-0,7%) e o NUCI (-0,5 p.p.) também apresentaram redução na passagem mensal. O componente de salários médios foi o único com elevação no mês (+0,6%). Dados com tratamento sazonal.
|