Informativo eletrônico - Edição 4505 Quinta-feira, 27 de julho de 2023

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Índice de Confiança da Indústria cai 2,1 pontos em julho

Economia Internacional

  • Estados Unidos: Federal Reserve (Banco Central dos EUA) eleva a taxa de juros em 0,25 p.p.


Ibre/FGV: Índice de Confiança da Indústria cai 2,1 pontos em julho

O Índice de Confiança da Indústria, divulgado pelo Ibre (FGV), encerrou o mês de julho em 91,9 pontos, queda de 2,1 pontos em relação ao mês anterior, considerando dados sem influência sazonal. Com este resultado, o setor industrial continua sinalizando pessimismo. Valores abaixo de 100,0 pontos indicam pessimismo e acima, otimismo.



O resultado do mês foi influenciado pela Situação Atual e pelas Expectativas. O índice de Situação Atual encerrou em 89,5 pontos, queda de 2,9 pontos em relação ao mês de junho, dados dessazonalizados. Com este resultado, a indústria nacional permanece indicando pessimismo em relação à Situação Atual. O Índice de Expectativas, por sua vez, encerrou o mês de julho aos 94,4 pontos, redução de 1,2 ponto em relação ao mês anterior. Dessa forma, a indústria se mantém com orientação pessimista também quanto às Expectativas (abaixo dos 100,0 pontos). O NUCI (Nível de Utilização da Capacidade Instalada), por sua vez, caiu 1,3 ponto percentual, registrando 81% no mês na série sem efeitos sazonais.


Estados Unidos: Federal Reserve (Banco Central dos EUA) eleva a taxa de juros em 0,25 p.p.

Na última quarta-feira (26/07), o Comitê de Política Monetária do Federal Reserve (Banco Central dos EUA) decidiu subir a taxa de juros de referência em 0,25 p.p. para faixa de 5,25% a 5,5% ao ano, após manter inalterada na reunião anterior. A decisão veio em linha com a expectativa do mercado e atinge o nível mais alto em 22 anos. No comunicado, o Fed afirmou que o banco continuará a monitorar dados econômicos e seus impactos na política monetária para determinar o que pode ser apropriado para trazer a inflação de volta para 2% ao longo do tempo, levando em consideração o nível do aperto monetário e os seus efeitos defasados sobre atividade econômica e a inflação.

Macro Visão é uma publicação da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4570/ 11 3549-4282

 
ASSINE JÁ
 
Siga a Fiesp nas redes sociais facebook twitter youtube linkedin