Ibre/FGV: IGP-DI registra leve aumento de 0,05% no mês de agosto
O Ibre (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente ao mês de agosto. O indicador registrou aumento de 0,05% no mês, após cinco meses de deflação. Este resultado veio abaixo da expectativa do mercado (+0,14%).

Quando analisados apenas os meses de agosto desde 2002, a média observada para o mês é de alta de 0,59% do indicador. Portanto, o resultado de agosto de 2023 veio abaixo da média para o mês.

No mês, o IPA-DI (Índice de Preços Amplo) subiu 0,10%. Dentro do IPA, os produtos industriais apresentaram variação positiva de 0,35% dos preços, e os produtos agrícolas registraram redução de 0,56% no mês. O IPC-DI (Índice de Preços ao Consumidor), por sua vez, apresentou queda de 0,22% em agosto, resultado inferior ao que foi observado no mês anterior (+0,07%). O INCC-DI (Índice Nacional da Construção Civil) também subiu 0,17%, acima do que foi registrado no mês anterior (+0,10%).


No acumulado dos últimos 12 meses, o IGP-DI registra deflação de 6,91%. Dentre os componentes do indicador, o IPA-DI apresenta queda de 10,82% no acumulado em 12 meses. Nesta mesma métrica, o IPC-DI apresenta alta de 3,90% e o INCC-DI de 3,23%.

S&P Global: PMI Composto aumenta 1,0 ponto e PMI Serviços avança 0,4 ponto em agosto no Brasil
O PMI (Índice de Gerentes de Compras) Composto para o Brasil encerrou o mês de agosto em 50,6 pontos, o que representa um aumento de 1,0 ponto na comparação com o mês anterior (49,6 pontos). Com este resultado, o indicador volta a sinalizar expansão das atividades. Resultados acima de 50,0 pontos representam expansão da atividade e abaixo, redução.

Com o avanço de 0,4 ponto em relação ao mês anterior, o PMI Serviços permanece sinalizando expansão das atividades do setor pelo sexto mês consecutivo, ao fechar o mês de agosto em 50,6 pontos. Resultados acima de 50,0 pontos representam expansão da atividade e abaixo, redução.

Anfavea: produção de autoveículos aumenta 1,9% em agosto
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção nacional de veículos aumentou 1,9% no mês de agosto frente ao mês anterior, nos dados sem influências sazonais. Este resultado veio após aumento de 2,1% em julho e queda de 8,2% no mês de junho.

Na comparação com o mesmo mês de 2022, a produção de veículos exibe queda de 4,6%. A produção acumulada até agosto deste ano apresenta redução de 0,4%. No acumulado em 12 meses, a produção registra avanço de 1,9%.

|