Banco Central: Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registra queda de 0,8% em agosto
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador que é uma proxy do PIB mensal, diminuiu em agosto na comparação com o mês anterior, ao recuar 0,8%. Este resultado ficou abaixo da expectativa do mercado (-0,5%), e veio após crescimento de 0,4% verificado em julho.

Os dados apontam que no acumulado em 12 meses o indicador registra alta de 2,8%. Já na comparação entre agosto de 2023 e o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 1,3%, conforme tabela abaixo:

CNI: Sondagem Industrial aponta que a produção da indústria continua a sinalizar retração em setembro
A Sondagem Industrial nacional, realizada pela CNI, apontou que a produção da indústria brasileira encerrou o mês de setembro em 44,7 pontos, considerando os dados sem influência sazonal. Este resultado corresponde a uma diminuição de 1,7 ponto em relação ao mês anterior (46,4 pontos em agosto) e continua a sinalizar retração da atividade pelo sexto mês consecutivo. Resultados acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade e abaixo deste nível, retração.

O nível de estoques encerrou o mês de setembro em 51,2 pontos, aumento de 1,1 ponto ante o verificado no mês anterior. Por estar em patamar superior aos 50,0 pontos, há indicação de estoques acima do ideal. Em relação ao estoque efetivo/planejado, houve crescimento de 1,1 ponto em relação ao mês anterior, ao encerrar em 52,8 pontos em setembro, indicando que os estoques estão acima do planejado (50,0 pontos). O nível de emprego encerrou setembro em 47,1 pontos, diminuição de 0,3 ponto entre os meses. Por estar abaixo dos 50,0 pontos, há percepção de redução do emprego industrial. Por fim, a UCI (Utilização da Capacidade Instalada) registrou estabilidade na passagem mensal ao finalizar o mês de agosto em 67,3%.

|