Informativo eletrônico - Edição 4702 Quinta-feira, 06 de junho de 2024

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • S&P Global: PMI Composto cai 0,8 ponto e PMI Serviços avança 1,6 ponto no Brasil em maio

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Banco Central Europeu reduz a taxa de juros em 0,25 p.p., para 3,75% a.a.
  • S&P Global: PMI Composto avança 3,2 pontos e PMI Serviços sobe 3,5 pontos em maio nos Estados Unidos


S&P Global: PMI Composto cai 0,8 ponto e PMI Serviços avança 1,6 ponto no Brasil em maio

O PMI (Índice de Gerentes de Compras) Composto para o Brasil encerrou o mês de maio em 54,0 pontos, registrando queda de 0,8 ponto na comparação com o mês anterior (54,8 pontos). Apesar deste resultado, o indicador sinaliza expansão da atividade pelo quinto mês consecutivo. Resultados acima de 50,0 pontos representam expansão da atividade e abaixo, redução.



Com avanço de 1,6 ponto em relação a abril (53,7 pontos), o PMI Serviços continua a sinalizar expansão das atividades do setor pelo oitavo mês consecutivo, ao fechar o mês de maio em 55,3 pontos. Resultados acima de 50,0 pontos representam expansão da atividade e abaixo, redução.


Zona do Euro: Banco Central Europeu reduz a taxa de juros em 0,25 p.p., para 3,75% a.a.

O Banco Central Europeu (BCE), autoridade monetária da Zona do Euro, anunciou a redução da taxa de juros para os depósitos bancários em 0,25 ponto percentual, para 3,75% ao ano, em linha com as expectativas do mercado, após manter as taxas de juros inalteradas por nove meses. De acordo com a autoridade monetária, é o momento adequado para o início da flexibilização da política monetária, devido à melhora dos índices e perspectivas de inflação, apesar de as pressões internas sobre os preços causadas pelo aumento dos salários ainda constituírem um risco. Na decisão, o BCE destacou que está determinado em assegurar o retorno da inflação à sua meta de médio prazo de 2,00% e que para isso manterá as taxas de juros suficientemente restritivas enquanto for necessário. O Conselho do BCE não se comprometeu com nenhuma trajetória de juros específica.


S&P Global: PMI Composto avança 3,2 pontos e PMI Serviços sobe 3,5 pontos em maio nos Estados Unidos

O PMI (Índice de Gerentes de Compras) Composto para os Estados Unidos encerrou o mês de maio em 54,5 pontos, o que representa uma alta de 3,2 pontos na comparação com o mês anterior (51,3 pontos). Com este resultado, o indicador sinaliza expansão da atividade econômica pelo décimo sexto mês consecutivo. Resultados abaixo de 50,0 pontos indicam retração da atividade e acima, expansão.



O PMI Serviços registrou 54,8 pontos em maio, o que representa aumento de 3,5 pontos em relação ao mês de abril (51,3 pontos). Com este resultado, o PMI Serviços continua a sinalizar expansão pelo décimo sexto mês consecutivo. Resultados abaixo de 50,0 pontos indicam retração da atividade e acima, expansão.

Macro Visão é uma publicação da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4570/ 11 3549-4282

 
ASSINE JÁ
 
Siga a Fiesp nas redes sociais facebook twitter youtube linkedin