Informativo eletrônico - Edição 4707 Quinta-feira, 13 de junho de 2024

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • IBGE/PMC: volume de vendas do comércio varejista sobe 0,9% no conceito restrito e recua 1,0% no ampliado em abril

Economia Internacional

  • Eurostat: Produção Industrial sobe 0,5% na União Europeia e tem leve redução de 0,1% na Zona do Euro em abril
  • Federal Reserve: Banco Central dos Estados Unidos mantém a taxa de juros no intervalo entre 5,25% e 5,50% a.a.


IBGE/PMC: volume de vendas do comércio varejista sobe 0,9% no conceito restrito e recua 1,0% no ampliado em abril

O volume de vendas no comércio varejista subiu 0,9% em abril na comparação com o mês anterior, considerando os dados com ajuste sazonal. Este resultado ficou abaixo da estimativa do mercado para o mês (+1,7%). Ao observar o acumulado em 12 meses, o setor registra crescimento de 2,7%.



Quanto ao volume de vendas do varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, houve recuo de 1,0% em abril na comparação com o mês anterior, dados dessazonalizados. Este resultado veio abaixo da expectativa do mercado, que apontava para alta de 0,3%. No acumulado em 12 meses, as vendas no varejo ampliado registram alta de 3,3%.


Eurostat: Produção Industrial sobe 0,5% na União Europeia e tem leve redução de 0,1% na Zona do Euro em abril

A produção industrial da União Europeia subiu 0,5% na comparação entre abril e março. Este resultado veio após estabilidade no mês anterior, considerando dados com ajuste sazonal.


*Obs.: o bloco conta com 27 países.

A produção industrial da Zona do Euro registrou leve redução de 0,1% na comparação entre abril e o mês imediatamente anterior. Este resultado veio após aumento de 0,5% em março. Os dados são livres de efeitos sazonais.


*Obs.: são 20 países na área do euro.

Na comparação entre abril de 2024 e o mesmo mês de 2023, a produção industrial caiu 2,0% na União Europeia e 3,0% na Zona do Euro. No acumulado em 12 meses, registra-se queda de 3,2% na União Europeia e de 3,8% na Zona do Euro. Os dados podem ser verificados na tabela abaixo:




Federal Reserve: Banco Central dos Estados Unidos mantém a taxa de juros no intervalo entre 5,25% e 5,50% a.a.

Em reunião na última quarta-feira (12/06), o Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) decidiu manter inalterada a taxa de juros no intervalo entre 5,25% e 5,50% a.a. No comunicado, a autoridade monetária sinalizou que a inflação arrefeceu ao longo do ano passado, mas continua elevada. Além disso, o Comitê indicou que buscará atingir uma inflação de 2,00% no longo prazo, com maior nível de emprego, e que continuará preparado para ajustar a orientação da política monetária caso surjam riscos que impeçam o atingimento de seus objetivos. A autoridade monetária americana afirmou que suas avaliações levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo as condições do mercado de trabalho, pressões e expectativas sobre a evolução dos preços e as condições financeiras.

Macro Visão é uma publicação da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4570/ 11 3549-4282

 
ASSINE JÁ
 
Siga a Fiesp nas redes sociais facebook twitter youtube linkedin