Banco Central: Copom mantém taxa Selic em 10,50% a.a.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em decisão divulgada na última quarta-feira (19/06) decidiu pela manutenção da taxa básica de juros Selic em 10,50% ao ano, após sete quedas consecutivas. A decisão veio em linha com as expectativas do mercado. O Comitê destacou que o ambiente externo se mantém adverso, devido à incerteza elevada no que se refere à política monetária nos Estados Unidos e à velocidade de queda da inflação em diversos países. Quanto ao cenário doméstico, a autoridade monetária considera que os indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho seguem exibindo maior dinamismo que o esperado. Por fim, o Comitê sinalizou que manterá a política monetária contracionista por tempo suficiente em patamar que consolide tanto o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.
CNI: Sondagem Industrial aponta retração da atividade da indústria em maio
A Sondagem Industrial nacional, realizada pela CNI, apontou que a produção da indústria brasileira encerrou o mês de maio em 44,9 pontos, considerando os dados sem influência sazonal. Este resultado corresponde a uma diminuição de 11,4 pontos em relação ao mês anterior (56,3 pontos em abril) e sinaliza retração da atividade após um único mês de expansão. Resultados acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade e abaixo deste nível, retração.

O nível de estoques encerrou o mês de maio em 48,9 pontos, redução de 0,8 ponto ante o verificado no mês anterior. Por estar em patamar inferior aos 50,0 pontos, há indicação de queda do nível de estoques. Em relação ao estoque efetivo/planejado, houve aumento de 0,4 ponto em relação ao mês anterior, ao encerrar em 49,6 pontos em maio, indicando que os estoques estão abaixo do planejado (50,0 pontos). O nível de emprego encerrou maio em 49,2 pontos, queda de 1,8 ponto entre os meses. Por estar abaixo dos 50,0 pontos, há percepção de redução do emprego industrial. Por fim, a UCI (Utilização da Capacidade Instalada) diminuiu 2,5 p.p. na passagem mensal ao finalizar o mês de maio em 69,4%.

Serasa: Atividade do Comércio tem queda de 0,7% em maio
A Serasa divulgou o Indicador de Atividade do Comércio de maio, o qual recuou 0,7% na comparação com o mês anterior, considerando os dados com ajuste sazonal. Em comparação com o mesmo período de 2023, a Atividade do Comércio apresentou alta de 3,1%. Já no acumulado em 12 meses, foi registrado aumento de 3,2% da Atividade do Comércio.

|