FIESP/CNI: empresários sinalizam queda da produção em maio, segundo Sondagem Industrial de São Paulo
Os empresários industriais paulistas indicaram redução do volume produzido em maio (47,9 pontos), com base nos dados da Sondagem Industrial realizada pela FIESP, em parceria com a CNI. O dado abaixo da linha dos 50,0 pontos na leitura mais recente indicou a diminuição do volume produzido no período. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou 72,0% em maio. O indicador de evolução do número de empregados fechou maio com 47,1 pontos. O resultado ainda abaixo da linha dos 50,0 pontos manteve o indicativo de queda dos empregos no mês. Por fim, a evolução dos estoques encerrou maio abaixo do desejável (49,7 pontos). Confira a nota completa aqui.
IBGE: IPCA-15 registra alta de 0,39% em junho
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), divulgado pelo IBGE, registrou aumento de 0,39% no mês de junho, após alta de 0,44% em maio. Este resultado veio abaixo da expectativa do mercado, que apontava alta de 0,44%.

Considerando apenas as variações dos meses de junho desde 1997, o resultado atual está acima da média para o mês, de alta de 0,36%. O resultado do mês de junho de 2024 ficou acima do que foi registrado no mesmo mês de 2023, quando houve inflação de 0,04%.

Na passagem de maio para junho, os preços livres apresentaram aumento de 0,39%, enquanto os preços administrados registraram alta de 0,40%. No acumulado em 12 meses, o IPCA-15 registra elevação de 4,06%, com alta dos preços administrados (+6,27%) e dos preços livres (+3,31%).

Ibre/FGV: Índice de Confiança da Indústria aumenta 0,4 ponto em junho
O Índice de Confiança da Indústria (Ibre/FGV) encerrou o mês de junho em 98,4 pontos, aumento de 0,4 ponto em relação ao registrado no mês anterior, considerando dados sem influência sazonal. Com este resultado, o setor industrial continua sinalizando pessimismo. Valores abaixo de 100,0 pontos indicam pessimismo e acima, otimismo.

O componente de Situação Atual encerrou em 99,3 pontos, alta de 1,1 ponto em relação ao mês de maio, considerando dados dessazonalizados. Já o Índice de Expectativas registrou recuo de 0,4 ponto em junho ao encerrar o mês em 97,6 pontos. Com os últimos resultados, a indústria nacional permanece indicando pessimismo em relação à Situação Atual e às Expectativas. O NUCI (Nível de Utilização da Capacidade Instalada), por sua vez, aumentou 0,7 p.p., registrando 82,5% no mês na série sem efeitos sazonais.

|