IBGE/PMC: volume de vendas do comércio varejista sobe 1,2% no conceito restrito e avança 0,8% no ampliado em maio
O volume de vendas no comércio varejista subiu 1,2% em maio na comparação com o mês anterior, considerando os dados com ajuste sazonal. Este resultado ficou acima da estimativa do mercado para o mês (-0,5%). Ao observar o acumulado em 12 meses, o setor registra crescimento de 3,4%.

Quanto ao volume de vendas do varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, houve avanço de 0,8% em maio na comparação com o mês anterior, dados dessazonalizados. Este resultado veio acima da expectativa do mercado, que apontava para queda de 0,6%. No acumulado em 12 meses, as vendas no varejo ampliado registram alta de 3,7%.

CNI: Indicadores Industriais apontam redução de 3,8% no faturamento real da indústria nacional em maio
A CNI divulgou a pesquisa Indicadores Industriais referente ao mês de maio. O faturamento real da indústria brasileira teve redução de 3,8% na comparação com o mês anterior, nos dados com ajuste sazonal. O indicador de emprego registrou estabilidade e o de horas trabalhadas caiu 2,3%. Já o indicador de massa salarial real teve queda de 1,5% e o de rendimento médio real diminuiu 1,2% entre abril e maio. Por fim, a Utilização da Capacidade Instalada recuou 0,4 p.p. para o patamar de 78,7%.

CNI: Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recua 1,8 ponto em julho
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela CNI, encerrou em 49,6 pontos no mês de julho, dado com ajuste sazonal. O indicador diminuiu 1,8 ponto na passagem mensal. Com a queda, o índice passa a sinalizar pessimismo após oito meses consecutivos de otimismo. Resultados acima de 50,0 pontos indicam otimismo e abaixo de 50,0 pontos, pessimismo.

ABCR: fluxo de veículos nas rodovias com pedágio sobe 1,7% em junho
O fluxo de veículos nas rodovias pedagiadas aumentou 1,7% no mês de junho em comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal. Dentre as categorias acompanhadas, o fluxo de veículos leves cresceu 0,5% na passagem mensal e o de veículos pesados apresentou alta de 6,8% no período. Na comparação com o mesmo mês do ano de 2023, houve aumento de 4,3% do fluxo total de veículos nas estradas com pedágio. No acumulado em 12 meses, o indicador registrou avanço de 4,6% do fluxo total de veículos. Mais informações podem ser consultadas na tabela a seguir:

|