Fiesp/CNI: empresários industriais sinalizam queda da produção em junho, conforme Sondagem Industrial do Estado de São Paulo
Os empresários industriais paulistas apontaram que o volume produzido registrou queda em junho de 2024 (47,7 pontos) com base nos dados da Sondagem Industrial realizada pela Fiesp, em parceria com a CNI. O resultado 0,2 ponto inferior ao mês anterior (47,9 pontos) e 2,5 pontos acima do registrado em junho/23 (45,2 pontos) seguiu abaixo da linha dos 50,0 pontos e sinalizou a redução do volume produzido na leitura. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das indústrias paulistas registrou 71,0% em junho. O indicador de evolução do número de empregados marcou 48,1 pontos em junho. O dado permaneceu abaixo da linha dos 50,0 pontos e manteve o indicativo de contração dos empregos no mês. A evolução dos estoques fechou junho abaixo do desejável (47,7 pontos). Confira a nota completa aqui.
Ibre/FGV: Índice de Confiança da Construção sobe 0,9 ponto em julho
O Índice de Confiança da Construção (Ibre/FGV) aumentou 0,9 ponto em julho na comparação com o mês anterior, encerrando em 97,3 pontos, na série sem influência sazonal. Com esse resultado, manteve-se a sinalização de pessimismo do setor no mês (a partir de 100,0 pontos há indicação de otimismo e abaixo, pessimismo). Vale ressaltar que o último resultado acima dos 100,0 pontos foi registrado no mês de setembro de 2022, quando ficou em 100,2 pontos.

O indicador de Situação Atual encerrou o mês de julho aos 95,5 pontos, registrando estabilidade em relação ao mês anterior. O indicador de Expectativas, por sua vez, subiu 1,8 ponto, encerrando o mês em 99,3 pontos. Com esses resultados, os índices continuam sinalizando pessimismo. Valores acima de 100,0 pontos indicam otimismo e abaixo, pessimismo.

|