IBGE/PIM: produção industrial registra alta de 4,1% em junho
O IBGE divulgou a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) referente ao mês de junho. A produção do setor aumentou 4,1% no mês na comparação com maio, nos dados com ajuste sazonal. O resultado veio acima da expectativa do mercado (+2,6%) e da projeção da Fiesp (+1,8%). A indústria de transformação avançou 4,5%, enquanto a indústria extrativa cresceu 2,5% no mesmo período.

Na comparação entre junho de 2024 e o mesmo mês de 2023, a produção industrial apresenta alta de 3,2%. No acumulado em 12 meses até junho, houve aumento de 1,5%. Nessa métrica, a indústria de transformação apresenta crescimento de 0,9%. A produção da indústria extrativa, por sua vez, registra alta de 5,2% nos últimos 12 meses.

Na comparação entre o segundo trimestre e o primeiro trimestre de 2024, a indústria apresenta alta de 0,7%. Nesta mesma métrica, a indústria de transformação registra aumento de 0,9%, enquanto a indústria extrativa apresenta queda de 0,6%.

CNI: Indicadores Industriais apontam aumento de 6,3% no faturamento real da indústria nacional em junho
A CNI divulgou a pesquisa Indicadores Industriais referente ao mês de junho. O faturamento real da indústria brasileira avançou 6,3% na comparação com o mês anterior, nos dados com ajuste sazonal. O indicador de emprego teve leve alta de 0,1% e o de horas trabalhadas subiu 2,2%. Já o indicador de massa salarial real aumentou 4,3% e o de rendimento médio real cresceu 4,2% entre maio e junho. Por fim, a Utilização da Capacidade Instalada avançou 0,3 p.p. para o patamar de 79,1%.

S&P Global: PMI Indústria do Brasil avança 1,5 ponto em julho
O PMI (Índice de Gerentes de Compras) Indústria do Brasil aumentou 1,5 ponto no mês de julho ao fechar em 54,0 pontos, ante o dado de 52,5 pontos em junho. Com esse resultado, o PMI Indústria do país permanece indicando expansão pelo sétimo mês consecutivo. Resultados acima de 50,0 pontos indicam crescimento da indústria no mês e abaixo, redução.

|