Informativo eletrônico - Edição 4838 Quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Prezado leitor,

Você está aceitando a Macro Visão.  Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • CNI: Sondagem Industrial aponta retração da atividade da indústria em novembro

Economia Internacional

  • Federal Reserve: Banco Central dos Estados Unidos reduz a taxa de juros em 0,25 p.p.


CNI: Sondagem Industrial aponta retração da atividade da indústria em novembro

A Sondagem Industrial nacional, realizada pela CNI, apontou que a produção da indústria brasileira encerrou o mês de novembro em 48,5 pontos, considerando os dados sem influência sazonal. Esse resultado corresponde a uma redução de 3,0 pontos em relação ao mês anterior (51,5 pontos em outubro) e sinaliza retração da atividade após um único mês de expansão. Resultados acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade e abaixo desse nível, retração.



O nível de estoques encerrou o mês de novembro em 49,6 pontos, diminuição de 0,2 ponto ante o verificado no mês anterior. Por estar em patamar inferior aos 50,0 pontos, há indicação de queda do nível de estoques. Em relação ao estoque efetivo/planejado, houve aumento de 1,1 ponto em relação ao mês anterior, ao encerrar em 49,8 pontos em novembro, indicando que os estoques estão abaixo do planejado (50,0 pontos). O nível de emprego encerrou novembro em 50,5 pontos, leve queda de 0,1 ponto entre os meses. Por estar acima dos 50,0 pontos, há percepção de aumento do emprego industrial. Por fim, a UCI (Utilização da Capacidade Instalada) diminuiu 1,4 p.p. na passagem mensal ao finalizar o mês de novembro em 70,2%.



Federal Reserve: Banco Central dos Estados Unidos reduz a taxa de juros em 0,25 p.p.

Em reunião na última quarta-feira (18/12), o Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) decidiu reduzir a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4,25% e 4,50% a.a.  No comunicado, a autoridade monetária destacou que a inflação tem progredido em direção à meta de 2,00%, mesmo que permaneça um pouco elevada. Além disso, o Comitê indicou que os riscos para o alcance de seus objetivos de emprego e inflação estão relativamente equilibrados. A autoridade monetária americana também afirmou que irá continuar monitorando o cenário econômico e que está preparada para ajustar a postura da política monetária caso surjam riscos que possam dificultar o alcance de seus objetivos.

Macro Visão é uma publicação da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - CEP 01311-923 - Tel.: 11 3549-4570/ 11 3549-4282

 
ASSINE JÁ
 
Siga a Fiesp nas redes sociais   Facebook YouTube Linkedin