Informativo eletrônico - Edição 4858 Quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Prezado leitor,

Você está aceitando a Macro Visão.  Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Banco Central: Copom aumenta a taxa Selic em 1,00 p.p. para 13,25% a.a.
  • Ibre/FGV: IGP-M avança 0,27% em janeiro
  • Ibre/FGV: Índice de Confiança de Serviços diminui 2,5 pontos em janeiro
  • Ibre/FGV: Índice de Confiança do Comércio diminui 2,8 pontos em janeiro

Economia Internacional

  • Federal Reserve: Banco Central dos Estados Unidos mantém a taxa de juros no intervalo entre 4,25% e 4,50% a.a.


Banco Central: Copom aumenta a taxa Selic em 1,00 p.p. para 13,25% a.a.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em decisão divulgada na última quarta-feira (29/01), decidiu elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 13,25% a.a. A decisão veio em linha com a expectativa do mercado. O Comitê destacou que o ambiente externo se mantém desafiador, sobretudo devido à conjuntura econômica nos Estados Unidos, que pode impactar a condução da política monetária por parte do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve). Quanto ao cenário doméstico, a autoridade monetária considera que os indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho têm exibido dinamismo, e que a inflação segue apresentando elevação nas divulgações mais recentes, mantendo-se acima da meta. Além disso, o Copom também destacou que a percepção dos agentes econômicos sobre o regime fiscal e a sustentabilidade da dívida segue impactando as expectativas de inflação e os preços dos ativos financeiros. Diante desse cenário, o Comitê antevê um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião.


Ibre/FGV: IGP-M avança 0,27% em janeiro

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) aumentou 0,27% em janeiro, acima da expectativa do mercado (+0,21%). No mês anterior, o índice havia registrado avanço de 0,94%. Os dados mais recentes podem ser verificados no gráfico abaixo:



Considerando apenas os meses de janeiro desde 2004, a variação média do índice para o mês é de alta de 0,66%, portanto, o resultado atual veio abaixo da média.



Quando analisados os componentes do IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo) registrou alta de 0,24% em janeiro, após avanço de 1,21% em dezembro. O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), por sua vez, avançou 0,14% no período, depois de aumentar 0,12% na divulgação passada. Por fim, o INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil) subiu 0,71% na leitura atual, após aumentar 0,51% no mês anterior.



No acumulado em 12 meses, o IGP-M apresenta aumento de 6,75%. O componente com a maior alta nessa métrica é o IPA-M, com avanço de 7,59%, seguido pelo INCC-M, com alta de 6,85%, e pelo IPC-M, com aumento de 3,56%.




Ibre/FGV: Índice de Confiança de Serviços diminui 2,5 pontos em janeiro

O Índice de Confiança de Serviços (Ibre/FGV) registrou queda de 2,5 pontos na passagem mensal para janeiro, encerrando o mês em 91,8 pontos, na série sem influência sazonal. Em dezembro, o indicador havia registrado 94,3 pontos. Os dados mais recentes podem ser verificados no gráfico abaixo:



O componente de Situação Atual encerrou em 94,7 pontos, redução de 2,6 pontos em relação ao mês anterior, quando marcou 97,3 pontos. O Índice de Expectativas também sofreu diminuição de 2,6 pontos em janeiro ao encerrar o mês em 89,0 pontos, ante o resultado de 91,6 pontos em dezembro.




Ibre/FGV: Índice de Confiança do Comércio diminui 2,8 pontos em janeiro

O Índice de Confiança do Comércio (Ibre/FGV) registrou 89,3 pontos em janeiro, queda de 2,8 pontos em relação ao mês anterior (92,1 pontos em dezembro), dados com ajuste sazonal. Os dados mais recentes podem ser verificados no gráfico abaixo:



A redução no Índice de Confiança em janeiro foi puxada pelo componente de Situação Atual, que recuou 5,2 pontos, fechando o mês em 90,8 pontos, ante o resultado de 96,0 pontos registrado em dezembro. O componente de Expectativas, por sua vez, caiu 0,2 ponto na passagem mensal, encerrando aos 88,3 pontos. Em dezembro, o componente havia marcado 88,5 pontos.



Federal Reserve: Banco Central dos Estados Unidos mantém a taxa de juros no intervalo entre 4,25% e 4,50% a.a.

Em reunião na última quarta-feira (29/01), o Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) decidiu manter a taxa de juros no intervalo entre 4,25% e 4,50% a.a.  No comunicado, a autoridade monetária destacou que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido, enquanto a inflação permanece um pouco elevada. Além disso, o Comitê indicou que os riscos para o alcance de seus objetivos de emprego e inflação estão relativamente equilibrados. A autoridade monetária americana também afirmou que irá continuar monitorando o cenário econômico e que está preparada para ajustar a postura da política monetária caso surjam riscos que possam dificultar o alcance de seus objetivos.

Macro Visão é uma publicação da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - CEP 01311-923 - Tel.: 11 3549-4570/ 11 3549-4282

 
ASSINE JÁ
 
Siga a Fiesp nas redes sociais   Facebook YouTube Linkedin