Banco Central: Copom aumenta a taxa Selic em 1,00 p.p. para 14,25% a.a.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em decisão divulgada na última quarta-feira (19/03), decidiu elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 14,25% a.a. A decisão veio em linha com a expectativa do mercado. O Comitê destacou que o ambiente externo se mantém desafiador, sobretudo devido à conjuntura e à política econômica nos Estados Unidos, especialmente no tocante à incerteza acerca da política comercial, que pode impactar a condução da política monetária por parte do Banco Central dos Estados Unidos (Federal Reserve). Quanto ao cenário doméstico, a autoridade monetária considera que os indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho têm exibido dinamismo, ainda que haja sinais de moderação no crescimento, e que a inflação segue apresentando elevação nas divulgações mais recentes, mantendo-se acima da meta. Além disso, o Copom também destacou que a percepção dos agentes econômicos sobre o regime fiscal e a sustentabilidade da dívida segue impactando as expectativas de inflação e os preços dos ativos financeiros. Diante desse cenário, o Comitê antevê um ajuste de menor magnitude na próxima reunião.
Ibre/FGV: IGP-M recua 0,28% na segunda prévia de março
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), divulgado pelo Ibre (FGV), caiu 0,28% na segunda prévia de março, após aumentar 1,06% em fevereiro. Os dados mais recentes podem ser verificados no gráfico abaixo:

Considerando apenas os meses de março desde 2004, a variação média do índice é de alta de 0,66%, portanto, o resultado da segunda prévia de março de 2025 veio abaixo da média.

Quando analisados os componentes do indicador geral, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo) registrou deflação de 0,63% na segunda prévia de março, após crescer 1,17% em fevereiro. O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), por sua vez, avançou 0,71% no período, depois de aumentar 0,91% no mês anterior. Por fim, o INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil) subiu 0,44% na leitura atual, após aumentar 0,51% em fevereiro.

No acumulado em 12 meses, o IGP-M apresenta aumento de 8,64%. O componente com a maior alta nesta métrica é o IPA-M, com avanço de 10,00%, seguido pelo INCC-M, com alta de 7,39%, e pelo IPC-M, com aumento de 4,40%.

|