FIESP/CNI: empresários industriais paulistas seguem pessimistas em maio
O Índice de Confiança do Empresário Industrial paulista (ICEI-SP) fecha maio/25 em 47,0 pontos, segundo sondagem realizada pela FIESP em parceria com a CNI. O registro é 0,8 ponto superior ao registrado em abril/25 (46,2 pontos) e 2,6 pontos inferior se comparado a maio/24 (49,6 pontos). Com esse resultado, é mantida a sinalização de pessimismo dos empresários industriais. As condições atuais encerram maio/25 em 43,0 pontos. Abaixo dos 50,0 pontos, há sinalização de pessimismo dos empresários industriais paulistas em relação às condições atuais. O indicador de expectativas fecha maio/25 em 49,0 pontos. Abaixo dos 50,0 pontos, o indicador sinaliza pessimismo dos empresários industriais paulistas para os próximos seis meses. Confira a nota completa aqui.
FIESP/CNI: empresários industriais mantiveram indicativo de queda da produção em abril
Segundo os empresários industriais paulistas, o volume produzido caiu em abril/25 (48,9 pontos), mesmo resultado do mês anterior, com base nos dados da Sondagem Industrial realizada pela FIESP em parceria com a CNI. Se comparado a abril/24 (50,0 pontos), a redução de 1,1 ponto foi suficiente para alterar a sinalização de estabilidade do ano anterior para queda nesta leitura, por estar abaixo dos 50,0 pontos. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das indústrias paulistas ficou em 70,0% em abril. O indicador de evolução do número de empregados registrou 48,5 pontos na leitura atual. O dado abaixo da linha dos 50,0 pontos indica contração dos empregos no mês. A percepção de evolução dos estoques se manteve abaixo do desejável em abril/25 (49,7 pontos). Confira a nota completa aqui.
CNI: Sondagem Industrial aponta retração da atividade da indústria em abril
A Sondagem Industrial nacional, realizada pela CNI, apontou que a produção da indústria brasileira encerrou o mês de abril em 49,2 pontos, considerando os dados sem influência sazonal. Esse resultado corresponde a uma alta de 0,3 ponto em relação ao mês anterior (48,9 pontos em março) e sinaliza retração da atividade pelo terceiro mês consecutivo. Resultados acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade e abaixo desse nível, retração.

O nível de estoques encerrou o mês de abril em 49,1 pontos, aumento de 0,3 ponto ante o verificado no mês anterior. Por estar em patamar inferior aos 50,0 pontos, há indicação de queda do nível de estoques. Em relação ao estoque efetivo/planejado, houve leve redução de 0,1 ponto em relação ao mês anterior, ao encerrar em 48,9 pontos em abril, indicando que os estoques estão abaixo do planejado (50,0 pontos). O nível de emprego encerrou abril em 49,6 pontos, registrando estabilidade entre os meses. Por estar abaixo dos 50,0 pontos, há percepção de redução do emprego industrial. Por fim, a UCI (Utilização da Capacidade Instalada) subiu 0,2 ponto na passagem mensal ao finalizar o mês de abril em 70,2%.

|