FIESP: indústria paulista teve retração nas vendas no 2º trimestre
Segundo a pesquisa Levantamento de Conjuntura (FIESP), os destaques no mês de junho, no setor industrial paulista, foram os salários reais médios, com crescimento de 0,3% no período. Outro componente acompanhado com variação positiva foi o NUCI, que passou de 79,2% em maio para 79,3% (+0,1 p.p.) na leitura atual. As vendas reais do setor ficaram estáveis no mês (0,0%), enquanto as horas trabalhadas na produção recuaram 0,5% entre maio e junho. Na comparação entre o segundo e o primeiro trimestre de 2025, as vendas reais tiveram uma queda acentuada de 2,1%. As horas trabalhadas na produção também recuaram, porém de forma mais moderada, com variação de -0,1% sobre o período anterior. Já os salários reais médios cresceram 0,8%. Todos os dados contam com tratamento sazonal. Confira a nota completa aqui.
Ibre/FGV: IGP-M recua 0,77% em julho
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) caiu 0,77% em julho, acima da expectativa do mercado (-0,89%). No mês anterior, o índice havia registrado redução de 1,67%. A evolução recente do índice pode ser verificada no gráfico abaixo:

Considerando apenas os meses de julho desde 2004, a variação média do índice para o mês é de alta de 0,33%, portanto, o resultado atual veio abaixo da média.

Quando analisados os componentes do IGP-M, o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo) registrou deflação de 1,29% em julho, após recuo de 2,53% em junho. O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), por sua vez, avançou 0,27% no período, depois de aumentar 0,22% no mês anterior. Por fim, o INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção) subiu 0,91% na leitura atual, após aumentar 0,96% em junho.

No acumulado em 12 meses, o IGP-M apresenta aumento de 2,96%. O componente com a maior alta nessa métrica é o INCC-M, com avanço de 7,43%, seguido pelo IPC-M, com alta de 4,28%, e pelo IPA-M, com aumento de 1,98%.

Ibre/FGV: Índice de Confiança de Serviços recua 1,0 ponto em julho
O Índice de Confiança de Serviços (Ibre/FGV) caiu 1,0 ponto na passagem mensal para julho, encerrando o mês em 89,7 pontos, na série sem influência sazonal. Em junho, o indicador havia registrado 90,7 pontos. A evolução recente do índice pode ser verificada no gráfico abaixo:

A redução no Índice de Confiança em julho foi puxada, sobretudo, pelo componente de Expectativas, que diminuiu 1,6 ponto, fechando o mês em 87,2 pontos, ante o resultado de 88,8 pontos registrado em junho. O componente de Situação Atual, por sua vez, caiu 0,4 ponto na passagem mensal, encerrando aos 92,3 pontos. Em junho, o componente havia marcado 92,7 pontos.

Ibre/FGV: Índice de Confiança do Comércio diminui 2,2 pontos em julho
O Índice de Confiança do Comércio (Ibre/FGV) registrou 87,1 pontos em julho, queda de 2,2 pontos em relação ao mês anterior (89,3 pontos em junho), dados com ajuste sazonal. A evolução recente do índice pode ser verificada no gráfico abaixo:

A redução no Índice de Confiança em julho foi puxada, sobretudo, pelo componente de Situação Atual, que recuou 2,4 pontos, fechando o mês 88,2 pontos, ante o resultado de 90,6 pontos registrado em junho. O componente de Expectativas, por sua vez, teve queda de 1,8 ponto na passagem mensal, encerrando aos 86,7 pontos. Em junho, o componente havia marcado 88,5 pontos.

Serasa: Atividade do Comércio tem queda de 0,8% em junho
A Serasa divulgou o Indicador de Atividade do Comércio de junho, o qual teve recuo de 0,8% na comparação com o mês anterior, considerando os dados com ajuste sazonal. Em comparação com o mesmo período de 2024, a Atividade do Comércio apresentou alta de 3,7%. Já no acumulado em 12 meses, foi registrado aumento de 4,4% da Atividade do Comércio.

|