Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1298 Sexta-Feira, 13 de setembro de 2013
 
Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Índice de Atividade Econômica do Banco Central recua 0,3% em julho

    Economia Internacional

  • EUA: Pedidos de auxílio-desemprego diminuem

  • Índice de Atividade Econômica do Banco Central recua 0,3% em julho

    O Banco Central divulgou na manhã de hoje (13/09) o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), proxy mensal para o Produto Interno Bruto (PIB). O indicador recuou 0,3% na passagem de junho para julho, já descontadas as influências sazonais, resultado inferior à previsão mediana do mercado (-0,6%). Vale lembrar que o indicador havia registrado crescimento de 1,0% (dado revisado) em junho. Já na comparação com julho de 2012, o IBC-Br apresentou forte expansão, de 3,4%.

    A queda na margem refletiu a retração de 2,0% da produção industrial de julho, influenciada em grande medida pelas categorias de bens de capital e bens de consumo durável. No entanto, a queda do índice foi suavizada pela surpresa positiva acerca das vendas do comércio varejista, que cresceram 1,9% entre junho e julho, livre de influências sazonais (conceito restrito).

    Para o acumulado do ano até julho, o índice exibe crescimento de 2,97%, resultado sutilmente superior ao registrado até o sexto mês do ano (2,90%), a partir da mesma métrica. Já no acumulado em 12 meses, o indicador mostra alta de 2,1% (ante 1,9% na leitura anterior).

    Por fim, o resultado negativo do IBC-Br em julho corrobora a expectativa de enfraquecimento da economia brasileira no terceiro trimestre, tanto pela base comparativa alta (crescimento de 1,5% no segundo trimestre) quanto pelas quedas dos indicadores já conhecidos, com destaque aos de confiança do empresariado industrial e do mercado de trabalho.

    EUA: Pedidos de auxílio desemprego diminuem

    O total de pedidos de auxílio-desemprego dos Estados Unidos foi de 292.000 na semana terminada em 14 de setembro, o que representou queda acentuada (31.000 pedidos) na comparação com a semana imediatamente anterior, já descontados os efeitos sazonais. Os resultados foram divulgados ontem (12/09) pelo Departamento de Trabalho do País.

    A média móvel quadrissemanal, que suaviza os efeitos da volatilidade na margem, mostrou o menor nível de pedidos de auxílio- desemprego em seis anos, chegando a 321,250 solicitações.

    O mercado de trabalho norte-americano segue em rota de recuperação. A taxa de desemprego de agosto atingiu o patamar de 7,3%, bastante inferior àquele registrado em novembro de 2009, na ordem de 10,0%.

    O varejo dos Estados Unidos também mostra sinais positivos. O volume de vendas do setor totalizou US$ 426,6 bilhões em agosto, um aumento de 0,2% frente a julho, após ajuste sazonal, e marcou a quinta alta consecutiva nesta métrica. Em relação a igual mês de 2012, e expansão foi de 4,7%. Cabe ressaltar, entretanto, que a elevação observada em agosto foi abaixo das expectativas, já que o mercado projetava alta de 0,5% na margem. O setor varejista dos Estados Unidos acumula ganho de 5,4% em 2013. Os dados foram divulgados hoje (13/09) pelo Departamento de Comércio.

     
     Copyright © 2013 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini