Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1302 Quinta-Feira, 19 de setembro de 2013
 
Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Prévia da FGV mostra quarto recuo consecutivo na confiança da indústria
  • CNI: Atividade industrial apresenta nova melhora em agosto
  • Atividade econômica registra contração de 0,6% em julho, segundo o Serasa Experian

  • Prévia da FGV mostra quarto recuo consecutivo na confiança da indústria

    Na manhã de hoje (19/09), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou os dados referentes à prévia do ICI - Índice de Confiança da Indústria. Segundo a instituição, o ICI de setembro recuou 0,6% em relação a agosto, após ajuste sazonal, chegando ao patamar de 98,2 pontos, a quarta contração consecutiva. O resultado refletiu as quedas dos componentes de avaliação da situação atual e de perspectivas futuras. Na comparação interanual, a confiança da indústria declinou 6,2% em setembro de 2013.

    O Índice de Situação Atual (ISA) apresentou recuo de 0,3% em setembro, após queda de 1,1% no mês imediatamente anterior. Já o Índice de Expectativas (IE) sofreu contração de 1,4% (ante -0,1%). Na base de comparação interanual, o ISA e o IE caíram 5,3% e 7,1%, respectivamente.

    O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) evidenciou leve ganho em setembro, ao variar 0,1 p.p., e atingiu o patamar de 84,3%. A leitura anterior havia mostrado retração de 0,2 p.p.

    CNI: Atividade industrial apresenta nova melhora em agosto

    De acordo com a Sondagem da Indústria divulgada ontem à tarde (18/09) pela CNI, o indicador de produção do setor registrou alta de 1,2% na passagem de julho para agosto, na série sem ajuste sazonal. A variação foi menor do que a evidenciada em julho (13,3%). O indicador que mede a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também apresentou ganho (3,4%), e atingiu o patamar de 45,9 pontos. Por sua vez, o item do nível de estoque mostrou queda de 0,8% em agosto, após ter registrado elevação de 0,6% no mês anterior. O indicador que mensura o número de empregados avançou de 48,5 pontos para 49,2 pontos, ainda abaixo da linha de estabilidade (50,0 pontos).

    Segundo o índice que mede o nível de demanda, o resultado de setembro encerrou a trajetória de queda iniciada em junho, ao avançar 0,9 ponto na margem (de 58,5 para 59,4 pontos). O índice de compras de matérias-primas cresceu 0,2 ponto, e alcançou o nível de 56,0 pontos na última leitura. O melhor resultado foi registrado pelo item exportações da indústria, com alta de 4,7% entre agosto e setembro, ao variar de 51,1 para 53,5 pontos, após ter sofrido forte queda no mês anterior (-5,7%).

    Atividade econômica registra contração de 0,6% em julho, segundo o Serasa Experian

    O Índice de Atividade Econômica ("PIB Mensal") do Serasa Experian mostrou queda de 0,6% em julho frente ao mês imediatamente anterior, quando avançou 0,7%. De janeiro a julho, o indicador aponta expansão de 2,6%, ao passo que no acumulado de 12 meses o aumento é de 2,0%. Na base interanual, a última leitura evidenciou ganho de 2,5% em julho, desacelerando em relação ao crescimento de 2,7% em junho.

    Segundo o Serasa Experian, a onda de protestos e a queda dos índices de confiança contribuíram negativamente com a atividade econômica no mês de julho.

    Dentre os componentes pela ótica da oferta, a Indústria e a Agropecuária declinaram 1,1% e 1,6% em julho, em termos respectivos, ao passo que o setor de Serviços mostrou fraca expansão (0,1%). Pela ótica da demanda, destaca-se a influência negativa da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), a qual registrou queda de 2,1% entre junho e julho, além das Exportações, que diminuíram em 11,9% no período. Por outro lado, o Consumo das Famílias apresentou aumento de 1,3%, enquanto o Consumo do Governo expandiu em 1,4%.

     
     Copyright © 2013 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini