Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1313 Sexta-Feira, 04 de outubro de 2013
 
Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • SERASA: Atividade do comércio avança 0,9% em setembro

    Economia Internacional

  • Preço ao produtor na zona do euro industrial da Zona do Euro cresce 0,1% em agosto

  • SERASA: Atividade do comércio avança 0,9% em setembro

    A atividade do comércio avançou 0,9% na passagem de agosto para setembro. O resultado mostra aceleração em relação ao último resultado (0,3%), sendo também a segunda melhor avaliação mensal do ano na atividade varejista, perdendo apenas para janeiro, quando foi observado crescimento de 1,7%. Os dados já estão ajustados sazonalmente e foram divulgados nesta quinta-feira (03/10) pela Serasa.

    O resultado foi puxado essencialmente pela atividade no setor de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática, que cresceu 3,0% no mês de setembro, forte aumento em relação ao resultado de agosto (0,5%). O setor de Combustíveis e Lubrificantes e o setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios também avançaram (0,5% ambos), embora em ritmo mais sutil. A atividade dos Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas, após registrar forte avanço em agosto (1,5%), registrou queda de 0,7% em setembro. O setor de Material de Construção (de 1,7% para -0,7%) também evidenciou queda no período, ao passo que a atividade de Veículos, Motos e Peças acelerou seu ritmo de queda, ao passar de -0,5% no mês anterior para - 1,7%, sendo o pior resultado dentre as categorias analisadas.

    Na comparação interanual, o mês de setembro apresenta ganhos de 2,3% em relação ao mesmo período de 2012 e crescimento de 5,3% no acumulado do ano, reflexo das variações positivas dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (6,4%) e de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (5,8%).

    Por fim, segundo a SERASA, a melhora no indicador em setembro reflete a pausa na depreciação do cambio, após as fortes elevações nos últimos meses, e pela recuperação dos níveis de confiança do consumidor.

    Preço ao produtor na zona do euro industrial da Zona do Euro cresce 0,1% em agosto

    Os dados divulgados hoje (04/10) pela Eurostat (Departamento de Estatística da União Europeia) mostraram crescimento de 0,1% da inflação ao produtor industrial (excluindo o setor de energia) da Zona do Euro na passagem de julho para agosto. No mês anterior, os preços haviam avançado 0,2% na base mensal, já na comparação com agosto do ano anterior, o índice recuou 0,8% na zona.

    O resultado do mês, que demonstra quase estabilidade, é resultado do sutil aumento no nível de preços na categoria de bens de consumo não duráveis (0,2%), ao passo que bens de capital e bens de consumo duráveis ficaram estáveis. Os bens intermediários registraram deflação de 0,1% no período.

    Dentre os países-membros da Zona do Euro, as maiores altas foram: Estônia (1.7%), Irlanda (1.0%), Finlândia (0.6%), França (0,3%), Itália (0,2%) e Grécia (0,1%). Por outro lado, Bélgica (-1.4%), Alemanha (-0,1%), Espanha e Portugal (-0,1%) registraram deflação no período. Por fim, Holanda e Malta são os únicos países que apresentaram estabilidade nos preços em agosto.

     
     Copyright © 2013 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini