Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1325 Terça-Feira, 22 de outubro de 2013
 
Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Prévia da FGV sinaliza quinto recuo consecutivo na confiança da indústria

    Economia Internacional

  • China: atividade econômica desacelera em setembro

  • Prévia da FGV sinaliza quinto recuo consecutivo na confiança da indústria

    Na manhã de hoje (22/10), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou os dados referentes à prévia do ICI - Índice de Confiança da Indústria. Segundo a instituição, o ICI mostrou retração de 0,9% na passagem de setembro para outubro, já expurgados os efeitos sazonais, chegando a patamar de 97,1 pontos, sendo a quinta variação negativa consecutiva. Já na comparação com idêntico mês do ano passado, a confiança da indústria sofreu contração de 8,0% em outubro de 2013. A leitura final do indicador será divulgada no dia 29/10.

    O Índice de Situação Atual (ISA) exibiu queda de 1,2% no mês de outubro, a maior desde julho, e passou de 98,9 para 97,7 pontos. No que diz respeito ao Índice de Expectativas (IE), o recuo deste mês (0,6%) foi inferior ao calculado em setembro (-1,4%), levando o índice ao patamar de 96,5 pontos. Na base de comparação interanual, por sua vez, o ISA e o IE registraram variações negativas de 8,2% e 7,8%, em termos respectivos.

    O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apontou ligeira queda em outubro, na ordem de 0,1 p.p., após ter ficado estável no mês imediatamente anterior. O patamar atual de 84,1% é o pior desde o início do ano.

    De forma geral, a confiança do empresário industrial segue deteriorada, em linha com o fraco desempenho da produção industrial e dos investimentos nos últimos meses.

    China: atividade econômica desacelera em setembro

    O Índice de Atividade Econômica da China, divulgado hoje (22/10) pela instituição The Conference Board, mostrou expansão de 0,2% entre agosto e setembro, desacelerando em relação à leitura anterior, quando o indicador variou 1,2%. Todos os resultados já consideram os ajustes sazonais.

    Dentre os cinco componentes do índice, quatro contribuíram para a expansão da atividade econômica. De acordo com a The Conference Board, o avanço registrado em setembro foi impulsionado principalmente pelo maior dinamismo dos mercados de crédito e imobiliário.

     
     Copyright © 2013 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini