

IPC-Fipe registra aceleração na 3ª quadrissemana de outubro
O Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que mensura a inflação paulistana, divulgou hoje (25/10) as informações referentes à terceira quadrissemana de outubro. O índice registrou ligeira aceleração, ao variar 0,39%, sendo que na quadrissemana anterior havia registrado avanço de 0,37%.
Dentre as sete classes de despesas que compõem o IPC-Fipe, três evidenciaram aceleração no período, sendo elas: Alimentação (de 0,61% para 0,90%), Despesas Pessoais (de 0,51% para 0,67%) e Educação (de 0,10% para 0,13%).
Por outro lado, as demais classes registraram decréscimos, com destaque para Vestuário, cuja taxa passou de 0,25% para -0,03%, e também para Saúde, que desacelerou de 0,65% para 0,41%. As classes Habitação (-0,10%) e Transporte (-0,03%) exibiram pequenas taxas de variação.


EUA: pedidos de auxílio desemprego recuam menos que o esperado
Os pedidos de auxílio desemprego recuaram menos que o esperado nos Estados Unidos. Na semana encerrada em 19 de outubro, 350 mil pessoas solicitaram o subsídio do governo, e na semana imediatamente anterior a quantidade de pedidos foi de 362 mil, representando queda de 3,3% no período. O consenso de mercado projetava que as solicitações se reduziriam a 340 mil.
Cabe ressaltar que os dados foram afetados pela persistência em problemas técnicos da Califórnia que impediram a contabilização completa do número de pedidos.
Segundo o Departamento de Trabalho dos Estudos Unidos, a média móvel quadrissemanal mostra acréscimo de 10.750 pedidos de auxílio, com o indicador totalizando 348.250 solicitações.
PIB do Reino Unido cresce 0,8% no terceiro trimestre
O Produto Interno Bruto do Reino Unido avançou 0,8% no terceiro trimestre de 2013, frente ao período imediatamente anterior, após ajuste sazonal, registrando a maior expansão desde o segundo trimestre de 2012, quando cresceu 1,0%. O PIB britânico teve elevação de 0,7% entre abril e junho deste ano. Os dados foram divulgados hoje (25/10) pelo Office for National Statistics (ONS).
No terceiro trimestre, o avanço foi generalizado nos quatro setores da economia, com destaque à Construção (2,5%). O PIB da Agricultura expandiu em 1,4%, desacelerando em relação ao trimestre imediatamente anterior, quando registrou aumento de 2,0%. O setor de Serviços (0,7%) revelou a mesma alta observada no último trimestre, ao passo que a Indústria teve crescimento de 0,5% na margem. Vale destacar que o setor de Serviços, que contribuiu com 0,57 p.p. do resultado geral do PIB, foi o único a superar pela primeira vez os patamares vistos no período pré-crise.
Na comparação com idêntico período do ano anterior, o PIB cresceu 1,5% de julho a setembro de 2013. Dentre os setores, o de Construção (-7,9%) apresentou o maior recuo no período, seguido por Agricultura (-3,5%) e Indústria (-2,5%). O setor de Serviços (1,2%) foi o único a avançar na métrica interanual, mas desacelerou em relação à leitura anterior (1,5%).




|