Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1335 Terça-Feira, 05 de novembro de 2013
 
Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Zona do Euro: preços ao produtor industrial encerram setembro com alta de 0,1%
  • PMI Global da Indústria avança em outubro

  • Zona do Euro: preços ao produtor industrial encerram setembro com alta de 0,1%

    Os dados divulgados hoje (04/11) pela Eurostat (Departamento de Estatística da União Europeia) mostraram crescimento de 0,1% da inflação ao produtor industrial da Zona do Euro na passagem de agosto para setembro. No mês anterior, os preços registraram a mesma taxa de variação, ao passo que na comparação com setembro de 2012 o índice recuou 0,9%.

    Os preços no segmento de energia tiveram aumento de 0,5% em setembro. A inflação ao produtor industrial, excluindo tal segmento, exibiu queda de 0,1%.

    Dentre os países-membros da Zona do Euro, as maiores altas entre agosto e setembro vieram de: Estônia (1,0%), Áustria (0,5%) e Alemanha (0,3%). Por outro lado, Bélgica (-0,8%), Irlanda (-0,6%) e Portugal (-0,5%) evidenciaram deflação.

    PMI Global da Indústria avança em outubro

    Na manhã de hoje (05/11), o JP Morgan/Markit divulgou os dados referentes ao PMI (Índice de Gerentes de Compra) Global da Indústria do mês de outubro. De acordo com o boletim, o setor mantém sua recuperação de forma modesta no início do quarto trimestre, já que o indicador avançou de 51,8 pontos em setembro para 52,1 pontos na última leitura. A produção industrial cresceu pelo décimo segundo mês consecutivo em outubro, puxada pelo crescimento de novos pedidos e pela melhora no volume de comércio internacional.

    O PMI registrou expansão em diversas regiões industriais importantes (Zona do Euro, China, Japão, Reino Unido, Coreia do Sul, Taiwan, Canadá, Rússia e Brasil). O Reino Unido liderou o ranking de crescimento, seguido pelo Canadá. Por outro lado, França, Índia e Grécia foram as únicas nações que mostraram retração.

    O Markit também divulgou hoje (05/11) os PMI de Serviços do Reino Unido e da China. De acordo com o instituto, o setor de serviços britânico, que vem mostrando um forte ritmo de expansão, atingiu o patamar de 62,5 pontos em outubro, ante 60,3 pontos em setembro. O resultado foi o melhor desde maio de 1997, e puxado pelo recorde do nível de novos negócios. Já o PMI de Serviços da China avançou de 52,4 para 52,6 pontos em outubro, o melhor índice dos últimos sete meses, como reflexo do aumento de novos pedidos.

     
     Copyright © 2013 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini