Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1361 Sexta-Feira, 13 de dezembro de 2013
 
Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBC-Br avança 0,77% em outubro

    Economia Internacional

  • Estados Unidos: vendas no varejo mostram fortalecimento
  • Produção industrial do Japão cresce 1,0% em outubro

    Agenda Semanal

  • IBC-Br avança 0,77% em outubro

    O Banco Central divulgou na manhã de hoje (13/12) o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), proxy mensal para o Produto Interno Bruto (PIB). O indicador cresceu 0,77% na passagem de setembro para outubro, já descontadas as influências sazonais, resultado superior à previsão do Depecon/FIESP (0,53%) e ao consenso de mercado (0,50%). Vale lembrar que o indicador havia registrado crescimento de 0,01% (dado revisado) em setembro. Já na comparação com outubro de 2012, o IBC-Br apresentou forte expansão (2,74%), embora inferior ao resultado precedente, de 3,33%. O acumulado do ano findo em outubro exibe alta de 2,81%, ao passo que o acumulado em doze meses assinala crescimento de 2,44%.

    O avanço do IBC-Br em outubro refletiu a alta de 0,6% da produção industrial no período, bem como o salto do volume de vendas no varejo ampliado, que revelou expansão de 1,8%. Assim, o resultado positivo do IBC-Br indica uma aceleração do PIB no quarto trimestre, após a contração de 0,5% observada entre julho e setembro.

    Estados Unidos: vendas no varejo mostram fortalecimento

    O relatório do Departamento de Comércio divulgado ontem (12/12) mostrou que as vendas do setor varejista dos Estados Unidos cresceram 0,7% em novembro, na comparação com o mês imediatamente anterior, quando a expansão foi de 0,6%, na série dessazonalizada. O dado veio ligeiramente acima das projeções de mercado, que apontavam para ganho de 0,6% na margem.

    Por sua vez, os estoques seguiram em trajetória ascendente, já que registraram crescimento de 0,7% em outubro, após aumento de 0,6% no mês imediatamente anterior, anotando a maior expansão desde janeiro.

    De acordo com os dados do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgados ontem (12/12), os pedidos de auxílio desemprego saltaram para 368 mil na semana encerrada em 07 de Dezembro, frente ao total de 68 mil na semana anterior, após ajuste sazonal. Os analistas de mercado projetavam avanço de 320 mil solicitações. Contudo, a média móvel quadrissemanal, que mitiga a volatilidade, aumentou em apenas 6 mil pedidos, sugerindo a continuidade da recuperação do mercado de trabalho norte-americano.

    Produção industrial do Japão cresce 1,0% em outubro

    Na manhã de hoje (13/12), o METI (Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão) divulgou o resultado final para a produção industrial japonesa em outubro. Segundo o órgão, o setor avançou 1,0% na comparação com setembro, já descontadas as influências sazonais. O resultado veio acima da leitura inicial (0,5%), mas ligeiramente abaixo do resultado aferido no mês anterior (1,3%), anotando a segunda alta consecutiva. Em relação a outubro de 2012, a produção da indústria registrou crescimento de 5,4%, ante 5,1% visto no mês anterior.

    Os embarques da indústria japonesa tiveram expansão de 2,3% na passagem de setembro para outubro, na série dessazonalizada (1,8% na estimativa preliminar). Em contrapartida, os estoques caíram 0,3%, levando a taxa de inventário a 3,7%. Por sua vez, a utilização da capacidade instalada exibiu aumento de 1,2 p.p. em outubro, o mesmo crescimento observado em setembro.

     
     Copyright © 2013 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini