Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1369 Quinta-Feira, 09 de janeiro de 2014
 
Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Sentimento econômico melhora na Zona do Euro no final de 2013
  • Alemanha: produção industrial cresce 1,9% em novembro

  • Sentimento econômico melhora na Zona do Euro no final de 2013

    Na manhã de hoje (09/01), a Comissão Europeia (EC) divulgou o Indicador de Sentimento Econômico (ESI, na sigla em inglês) referente a dezembro de 2013. O ESI registrou ganho de 1,6 ponto na Zona do Euro, chegando ao patamar de 100,0 pontos, o maior desde julho de 2011, ao passo que a avaliação para a União Europeia avançou 1,4 ponto, e atingiu o nível de 103,5 pontos.

    Na abertura por setor, o ESI da indústria registrou aumento de 0,5 ponto, impulsionado principalmente pelo otimismo em relação às encomendas globais. Já o sentimento econômico do setor de serviços subiu 1,1 ponto, refletindo a melhora significativa de avaliação da situação de negócios corrente, que mais do que compensou a deterioração do quesito de expectativas de demanda futura.

    A confiança do consumidor cresceu 1,8 ponto, com destaque para a melhora na sensação das famílias acerca da situação econômica geral no futuro. Por sua vez, no que diz respeito ao item de emprego, observou-se expansão na avaliação do setor industrial, principal responsável pela recuperação, ainda que gradual, da atividade econômica europeia.

    Dentre os países analisados, as maiores altas foram observadas na Espanha (+4,0 pontos), Itália (+2,3 pontos) e Países Baixos (+1,5 pontos), enquanto que os indicadores de Alemanha e França registraram ligeiros aumentos (+0,3 ponto).

    A Comissão Europeia também divulgou hoje (09/01) o Indicador de Clima de Negócios (BCI, na sigla em inglês) relativo a dezembro do ano passado, que ficou estável em 0,27 ponto. Os itens de encomendas totais e de estoque de produtos acabados avançaram no período, em contraste com a piora das expectativas de produção.

    A Eurostat (Departamento Oficial de Estatística da União Europeia) publicou ontem (08/01) os dados de vendas no varejo e da taxa de desemprego na região. O volume de vendas exibiu expansão de 1,4% na passagem de outubro para novembro, já expurgados os efeitos sazonais, após retração de 0,4% na leitura anterior. Já na comparação com igual mês do ano anterior, o crescimento das vendas foi de 1,6%. O setor não alimentício teve elevação de 1,9% no período, enquanto que o componente de Alimentos, bebidas e tabaco mostrou alta de 1,1%.

    Por sua vez, a taxa de desemprego da Zona do Euro permanece em 12,1% desde abril de 2013, com base na série dessazonalizada. De acordo com a instituição, 19,241 milhões de indivíduos seguem sem ocupação. Considerando apenas a população jovem (abaixo de 25 anos), a taxa de desemprego da região situa-se em 24,2%, o que representa 5,661 milhões de pessoas.

    Alemanha: produção industrial cresce 1,9% em novembro

    A produção industrial da Alemanha avançou 1,9% em novembro, na comparação com o mês imediatamente anterior, após ajuste sazonal, e anotou o primeiro resultado positivo após três meses de contração. Os dados foram divulgados hoje (09/01) pelo Ministério da Economia do País, que espera um aumento na produção do setor no último trimestre de 2013.

    As encomendas às fábricas da Alemanha subiram mais do que os economistas e o instituto IFO estavam projetando, e reforçaram a expectativa do Bundesbank (Banco Central Alemão) de que o PIB vai acelerar nos próximos meses.

    O Escritório Federal de Estatística da Alemanha (Destatis) publicou ontem (08/01) os dados de novembro da Balança Comercial da maior economia da Zona do Euro. As exportações totalizaram 94,6 bilhões de euros, ao passo que as importações foram de 76,5 bilhões, culminando no superávit de 18,1 bilhões. A título de comparação, o saldo comercial alemão foi de 17,9 bilhões de euros em outubro de 2013, e de 16,9 bilhões em novembro de 2012.

     
     Copyright © 2013 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini