Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1432 Sexta-Feira, 11 de abril de 2014
 
Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Indicadores industriais antecedentes apontam queda em março

    Economia Internacional

  • Produção Industrial da França cresce 0,3% em fevereiro
  • Inflação na Alemanha avança 1,0% em março
  • Inflação na China cresce 2,4% em março

    Agenda Semanal

  • Indicadores industriais antecedentes apontam queda em março

    Na manhã de ontem (11/04) foi divulgado o Índice ABCR, um importante indicador antecedente de produção industrial, visto que mensura o fluxo de veículos nas rodovias pedagiadas, sobretudo o de veículos pesados. No mês de março foi registrado queda de 0,6% em comparação com o mês imediatamente anterior, considerando dados dessazonalizados. A diminuição no tráfego foi puxada, principalmente, pelo fluxo de veículos pesados, que caiu 3,2%, indicando um provável arrefecimento na atividade industrial no mês de março, corroborando o quadro de alta volatilidade do setor. O fluxo de veículos leves, que havia recuado 0,6% em fevereiro, voltou a cair no mês de março, em menor intensidade (-0,1%).

    Na comparação interanual, o Índice geral nas rodovias continua acumulando variações positivas (décima terceira seguida). O índice geral de movimentação nas estradas registrou alta de 2,8%, ante 6,6% visto na última leitura. O fluxo de veículos pesados mostrou forte queda (de 9,7% para -1,6%), enquanto que o de leves mostrou desaceleração de 5,6% para 4,4%, na mesma base de comparação.

    Ainda ontem(11/04), foi divulgado outro indicador importante para a indústria, o índice da ABPO, que mensura a expedição de papel ondulado (papelão). De acordo com a associação, houve retração de 1,0% na expedição na passagem de fevereiro para março, considerando os ajustes sazonais, após ter evidenciado resultados positivos nas últimas duas leituras.

    Em suma, os resultados fracos para veículos pesados e a baixa expedição de papelão no mês de março, concomitantemente com outros indicadores já divulgados ligados à atividade industrial, sinalizam uma retração na produção industrial para o terceiro mês do ano.

    Produção Industrial da França cresce 0,3% em fevereiro

    De acordo com os dados divulgados ontem (10/04) pelo Insee (Departamento de Estatística e Estudos Econômicos da França), a produção da indústria de transformação francesa aumentou 0,3% em fevereiro, mantendo a tendência ascendente iniciada em outubro de 2013. Já a indústria como um todo mostrou expansão de apenas 0,1%, após recuo de 0,3% aferido no mês anterior. No trimestre findo em fevereiro, a indústria geral exibiu expansão de 0,1% em sua atividade, ao passo que o setor de transformação mostrou crescimento mais vigoroso (0,8%). Os dados já refletem o ajuste de sazonalidade.

    A produção cresceu na fabricação de produtos alimentícios e bebidas (1,6%) e na fabricação de coque e produtos petrolíferos refinados (3,4%). Por outro lado, a produção declinou na fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos, bem como máquinas e equipamentos (0,8%), seguidos pela produção de equipamentos de transporte (-0,6%).

    Ainda ontem (10/04) o Insee divulgou o resultado de março para a inflação ao consumidor (CPI), cujo índice registrou alta de 0,4% frente o mês de fevereiro, após crescimento anterior de 0,6%. A desaceleração reflete a tendência decrescente dos preços de energia e, de uma forma menor, dos preços de alimentos. Já alguns produtos manufaturados vem mostrando recuperação, principalmente em vestuário e calçados. Há também a pressão sazonal nos preços de serviços relacionados ao período de férias de inverno.

    Inflação na Alemanha avança 1,0% em março

    O Índice de Preços ao Consumidor na Alemanha (CPI) avançou 1,0% em março na variação interanual, de acordo com dados divulgados hoje (11/04) pelo Departamento de Estatísticas Oficiais da Alemanha (Destatis). O índice desacelerou em relação à leitura anterior, cujo crescimento foi de 1,2% em fevereiro, na mesma base de comparação. Em relação à variação mensal, o CPI da Alemanha apresentou variação de 0,3% em março, ante 0,5% em fevereiro.

    O resultado da desaceleração do índice de preços foi resultado do recuo dos componentes de petróleo e combustíveis (-4,2%). Óleo aquecido e combustível de motor recuaram, respectivamente, 7,5% e 3,1% no acumulado do ano. Já o índice de preços para alimentos avançou 2,2% na mesma base de comparação. Os destaques são os itens derivados do leite, como coalhada (18,9%) e leite longa vida (13,4%). O baixo nível da inflação, ao se aproximar da possibilidade de ocorrência de deflação, foi uma das preocupações do Fundo Monetário Internacional (FMI) no Outlook de abril, reforçando que essa questão pode atrasar a recuperação de certas economias avançadas.

    Inflação na China cresce 2,4% em março

    O Índice de Preços ao Consumidor na China (CPI) apresentou variação de 2,4% em março na variação interanual, de acordo com dados divulgados ontem (11/04) pelo Departamento de Estatísticas Oficiais da China (NBS). Em fevereiro, a variação tinha sido de 2,0%, o que mostra uma aceleração no nível de preços. Quanto à variação mensal, o CPI recuou 0,5% em março, ante avanço de 0,5% em fevereiro.

    O índice de preços na área urbana da China apresentou variação de 2,5%, na mesma base de comparação em março. Já na área rural, o avanço foi ligeiramente menor (2,1%). O índice de preços de alimentação avançou 4,1%, o que causou uma contribuição de 1,35 ponto percentual no CPI, enquanto que os preços de vegetais acumularam 12,9%, resultado que contribui em 0,41 p.p. no índice. Os grupos de Vestuário, Residência e Educação e Cultura também apresentaram resultados elevados ao variarem 2,3%, 2,5% e 2,1%, respectivamente.

    Também foi divulgado pelo NBS o Índice de Preços ao Produtor (PPI) que, diferentemente do CPI, vem apresentando forte desaceleração desde 2013. O PPI apresentou em março variação de -2,3%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em fevereiro, na mesma métrica de comparação, o resultado tinha sido de -2,0%. Quanto à variação frente ao mês imediatamente anterior, o PPI apresentou recuo de 0,3%, ante 0,2% em fevereiro.

    A principal contribuição veio do item Meios de Produção (Insumos, Máquinas e Equipamentos), cuja variação sofreu recuo de 3,0%, o que mostra uma contribuição negativa de 2,22 p.p. no resultado do PPI. A leitura atual do PPI demonstra a excedente capacidade produtiva chinesa que, oriunda do forte investimento, pressiona para baixo os índices de preços ao produtor.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini