Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1470 Terça-Feira, 10 de junho de 2014
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Estimativa de safra agrícola avança 2,2% em maio

    Economia Internacional

  • Markit/HSBC: Mercados Emergentes continuam a mostrar expansão na atividade econômica
  • Produção industrial do Reino Unido cresce em abril
  • Inflação na China avança e chega a 2,5% em maio

  • Estimativa de safra agrícola avança 2,2% em maio

    Foi divulgado na manhã de hoje (10/06) o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O relatório de maio aponta para uma estimativa de safra de 192,3 milhões de toneladas em 2014, 2,2% superior à safra obtida em 2013 (188,2 mi de ton.). Quanto à comparação com o mês de abril, houve avanço de 0,7%. Já a área a ser colhida avançou 5,9% em relação a 2013 e 0,6% em relação à estimativa de abril. Na atual leitura, a previsão da área a ser colhida chegou a 56,1 milhões de hectares.

    Os três principais produtos, arroz, milho e soja, respondem por 91,0% da produção. Em relação à produção em 2013, destaque para o aumento na produção de soja (5,8%) e arroz (4,8%). Já o milho sofreu decréscimo de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Entre as Grandes Regiões, destaque para a produção no Nordeste, que avançou 44,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A região Norte também mostrou avanço significativo ao variar 7,1%. O Centro-Oeste, a maior região produtora, apresentou avanço de 2,1%, ao passo que as regiões Sul e Sudeste registraram decréscimos de 0,8% e 12,9%, respectivamente.

    Markit/HSBC: Mercados Emergentes continuam a mostrar expansão na atividade econômica

    Nesta última sexta-feira (06/06) a Markit/HSBC divulgou o Emerging Markets Index (EMI), análise mensal derivada dos resultados dos PMI compostos dos países deste grupo. De acordo com o boletim atual, o indicador avançou sutilmente de 50,4 em abril para 50,6 pontos em maio, seguindo em cenário expansionista, mas em ritmo moderado de crescimento. O resultado é puxado pela retomada no setor industrial, com a primeira expansão em três meses, além do aumento da atividade do setor de serviços, embora em menor ritmo desde julho de 2013.

    Dentre os BRIC (exceto África do Sul), destaque para a China (de 49,5 para 50,2 pontos) e Índia (de 49,5 para 50,7 pontos), que viram seus índices compostos atingirem ritmo expansivo nesta leitura, tendo o primeiro país reduzido o ritmo de queda da indústria e desacelerado o ritmo expansivo de serviços, enquanto o segundo mostrou expansão na indústria e estabilidade em serviços. Por outro lado, Brasil (de 49,9 para 49,8 pontos) e Rússia (de 47,6 para 47,1 pontos) mostraram contração em suas suas atividades, principalmente o setor industrial.

    Por fim, de acordo com o economista do HSBC responsável pelos mercados emergentes, esta quase estagnação aferida nos mercados emergentes destoa-se do comportamento do restante do mundo desenvolvido, que vem apresentados dados sólidos de expansão em relação aos últimos três anos. A Rússia apresenta a situação mais alarmante, com possibilidade entrar em nova recessão na atividade econômica.

    Produção industrial do Reino Unido cresce em abril

    Na manhã de hoje (10/06), o ONS (Office For National Statistics) divulgou os dados referentes à produção industrial do Reino Unido para o mês de abril. De acordo com a leitura atual, a produção cresceu 0,4% na passagem de março para abril. A indústria de transformação e a de energia e gás apresentaram altas de 0,3%, ambas, ao passo que a indústria extrativa e SIUP (Serviços Industriais de Utilidade Pública) apresentaram ambas redução de 0,1% de sua atividade no período. Os dados já estão sazonalmente ajustados.

    Os principais componentes que contribuíram para a elevação da produção entre março e abril foram a maior fabricação de equipamentos de transporte (0,2%), computador, eletrônicos e ópticos (0,1%), e borracha e plástico (0,1%). Por outro lado, a produção de petróleo bruto e gás natural (-0,2%) foi o maior impacto negativo dentre os setores industriais avaliados.

    Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção industrial de abril registrou alta de 3,0%. Dentre os setores, o maior destaque é a atividade na indústria de transformação, que apresentou avanço de 3,1%.

    Inflação na China avança e chega a 2,5% em maio

    O Índice de Preços ao Consumidor da China (CPI) apresentou avanço de 2,5% no acumulado em 12 meses, de acordo com dados divulgados ontem (09/06) pelo Departamento de Estatísticas Oficiais da China (NBS). O índice apresentou forte aceleração, visto que em abril situava-se em 1,8%. O resultado divulgado ficou levemente acima das expectativa de mercado, que esperava variação de 2,4%. Na comparação com o mês imediatamente anterior, o índice passou de -0,3% em abril para 0,1% em maio.

    Os preços dos alimentos avançaram 4,1% no acumulado em 12 meses, constituindo-se em um fator de pressão, já que a inflação exclusive alimentos apresentou variação de 1,7%. Destaque para os preços de frutas, que avançaram 20,0%. O nível de preços de bens de consumo avançou 2,4%, enquanto que os preços de serviços mostraram avanço de 2,7%. Entre os bens de consumo, destaque para o aumento de preços de vestuário, que avançou 2,5% no acumulado em 12 meses em maio. Já no setor de serviços, destaque para o subgrupo de recreação, educação, cultura e serviços, ao apontar avanço de 2,1% no acumulado em 12 meses.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini