Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1485 Sexta-Feira, 04 de julho de 2014
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Atividade do comércio recua 3,2% em junho

    Economia Internacional

  • Mercado de trabalho surpreende e desemprego nos EUA chega a 6,1% em junho

    Agenda Semanal

  • Atividade do comércio recua 3,2% em junho

    O Indicador de Atividade do Comércio (IAC) divulgado pela Serasa Experian na manhã de ontem (03/07) exibiu retração de 3,2% na passagem de maio para junho, após ajuste sazonal. O resultado anula o ganho de 1,5% visto em abril e a alta de 0,6% em maio. O índice acumula alta de 3,1% em 12 meses, igual resultado visto na leitura anterior, ao passo que no ano, o comércio registra ganhos de 3,6% até o sexto mês. Apesar da queda na margem, ao se comparar com junho de 2013, o comercio aferiu alta de 0,7% em sua atividade, mas muito abaixo da alta de 5,4% e 5,2% visto em abril e maio, respectivamente.

    Na margem, a queda foi generalizada em 5 das 6 categorias pesquisadas. O recuo mais acentuado foi visto em Materiais de Construção, de 13,1%, depois de ter avançado 0,3% em maio, que certamente impactará de forma negativa no resultado do Comercio Varejista Ampliado (PMCA), que é influenciado diretamente por essa atividade, juntamente com Veículos, Motos e Peças, que apresentou queda de 6,4%. A atividade de Combustíveis e Lubrificantes (-3,5%) aferiu recuo de 12,3% seguido por, Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (-4,2%) e Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (-3,0%). A categoria Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios foi a única que não mostrou recuo na leitura de junho, ficando inalterada (0,0%) em relação a leitura anterior.

    Mercado de trabalho surpreende e desemprego nos EUA chega a 6,1% em junho

    A taxa de desemprego dos Estados Unidos chegou a 6,1% em junho, de acordo com dados divulgados ontem (03/07) pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS). Em maio, a taxa de desemprego tinha sido de 6,3% com a criação de empregos de mais de 200 mil empregos. Já em junho, foram criados 288 mil novos postos de trabalhos, acima da expectativa do mercado, que esperava criação de 215 mil empregos, mostrando a forte recuperação do mercado de trabalho americano.

    A taxa de desemprego entre os homens chegou a 5,7% em junho, ante 5,9% em maio. Já a taxa de desemprego entre as mulheres chegou a 5,3%, ante 5,7% no mês imediatamente anterior. Das 288 mil vagas criadas, destaque para os 67 mil novos empregos no setor de serviços e para os 16 mil novos postos de trabalho na indústria de transformação, mostrando forte recuperação desta depois do longo e tenebroso inverno no começo do ano.

    Com os resultados do mercado de trabalho e do índice de preços, que tem mostrado elevação, a economia americana tem se mostrado mais dinamizada em relação ao começo de ano, quando a atividade econômica foi afetada por adversidades climáticas. Além disso, o resultado reforça a retirada dos estímulos econômicos pelo Federal Reserve (FED), indicando que a taxa de juros americana pode vir a se elevar mais rápido do que o esperado.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini