Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1491 Terça-Feira, 15 de julho de 2014
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Índice de expectativa da economia da Alemanha volta a recuar em julho
  • Índices de preços do Reino Unido aceleram em junho

  • Índice de expectativa da economia da Alemanha volta a recuar em julho

    O instituto ZEW divulgou na manhã de hoje (15/07) o seu Índice de Expectativa na Economia da Alemanha. Segundo a leitura atual, o indicador recuou 2,7 pontos em julho, completando a sétima queda consecutiva e chegando a marca de 27,1 pontos no mês, aproximando-se cada vez mais de sua média histórica (24,7 pontos), no entanto, evidenciou queda de menor intensidade do que a vista em junho (-3,3 pontos). Já o indicador referente à Zona do Euro, que havia crescido 3,2 pontos na leitura anterior, mostrou forte queda em suas expectativas em julho (-10,3 pontos), passando de 58,4 para 48,1 pontos.

    Além do recuo em relação às expectativas futuras, a avaliação quanto à situação econômica corrente voltou a piorar. O índice na Alemanha recuou 5,9 pontos na passagem de junho para julho, atingindo o patamar de 61,8 pontos. O mesmo movimento foi visto para a Zona do Euro, cujo indicador teve seu desempenho negativo piorado de -27,7 para -31,5 pontos, uma perda de 3,8 pontos nesta última leitura.

    Dentre os treze setores analisados, onze recuaram no período, tendo o setor bancário (-11,5 pontos) registrado a queda mais significativa no mês de julho. Por outro lado, o setor de aço (2,9 pontos) apresentou a maior alta das expectativas no período.

    Segundo os economistas do instituto ZEW, a economia alemã sofreu ligeira piora na atividade econômica recentemente, reflexo da diminuição das vendas no varejo e da produção industrial, bem como na queda da entrada de novos pedidos. No entanto, as perspectivas econômicas de médio prazo continuam favoráveis.

    Índices de preços do Reino Unido aceleram em junho

    O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do Reino Unido avançou para 1,9% no acumulado em doze meses, de acordo com o resultado de junho divulgado hoje (15/07) pelo Departamento de Estatísticas Nacionais (ONS). Em maio, a inflação na mesma base de comparação era de 1,5%. Já na comparação mensal, a inflação apresentou crescimento de 0,2% na passagem de maio para junho, ante recuo de 0,1% no mês anterior, com base na mesma métrica.

    Entre as maiores contribuições no acumulado em doze meses, destaque para o aumento de preços no setor de Bebidas Alcoólicas e Fumo, cujo avanço foi de 5,0%; na sequência tem-se o item Vestuário, cujo aumento registrado foi de 2,4%, na mesma base de comparação. O grupo de Serviços de Utilidade Pública também apresentou aumento significativo, ao avançar 3,2% no acumulado em doze meses.

    Também foi divulgado hoje pela ONS o Índice de Preços ao Produtor (PPI). No acumulado em doze meses findo em junho, o indicador mostra alta de 0,2%, ante 0,5% registrado em maio. Já na variação mensal, o índice registrado foi de 0,2% em junho, ante recuo de 0,1% no mês imediatamente anterior.

    No índice acumulado em doze meses, entre os bens manufaturados, destaque para o grupo de Fumo e Álcool, cujo avanço registrado foi de 2,3%. Produtos Têxteis e Vestuário, por sua vez, também tiveram aumento de 2,3%. Todavia, os setores de Produtos derivados de Petróleo e Produtos Alimentícios apresentaram variação de -3,7% e -1,0% no acumulado em doze meses, respectivamente.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini