Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1527 Quarta-Feira, 03 de setembro de 2014
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Vendas de auto veículos avançam 0,5% em agosto

    Economia Internacional

  • Vendas no varejo recuam em julho na Zona do Euro
  • PMI global mostram avanço em agosto

  • Vendas de auto veículos avançam 0,5% em agosto

    As vendas de auto veículos apresentaram avanço de 0,5% em agosto, exclusive máquinas agrícolas, já expurgados os efeitos sazonais, de acordo com dados divulgados ontem (03/09) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O resultado apresenta certa estabilidade em relação a julho, quando as vendas registradas cresceram 0,4%. Na comparação interanual (com agosto de 2013), todavia, houve uma queda de 16,2% nas vendas, ante recuo de 12,7% em julho, na mesma base de comparação. Com isso, as vendas chegaram a 383 mil unidades em agosto, ante 458 mil de agosto do ano anterior.

    Na passagem de julho para agosto, as vendas de automóveis registraram avanço de 0,9%, mostrando leve aceleração em relação a julho (0,2%). No interanual, entretanto, houve recuo de 20,1%. A categoria de comerciais leves, diferente das demais, apresentou leve queda de 0,2% na evolução mensal; no interanual, a queda foi de 7,0%.

    No acumulado em doze meses, as vendas de auto veículos apresentaram recuo de 5,9%, enquanto que, na mesma métrica de comparação, o mês de julho apresentou declínio de 6,3%. Na mesma base de comparação, as vendas de automóveis recuaram 8,9%, enquanto que as de comerciais leves apresentaram avanço de 1,2%. Portanto, o tímido avanço em agosto não atendeu as expectativas do setor, que esperava crescimento mais expressivo no período pós Copa do Mundo.

    Vendas no varejo recuam em julho na Zona do Euro

    As vendas do varejo na Zona do Euro apresentaram queda de 0,4% em julho, já expurgados os efeitos sazonais, de acordo com dados divulgados hoje (03/09) pelo Departamento de Estatísticas da Zona do Euro (Eurostat). O resultado mais do que devolve a alta mostrada em junho, já que neste mês as vendas no varejo apresentaram crescimento de 0,3%. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, as vendas apresentaram avanço de 0,8% em julho, ante 1,9% em junho, na mesma base de comparação.

    A queda nas vendas em Alimentação, Bebidas e Fumo (-0,6%) teve forte impacto no resultado mensal, todavia, as vendas de Veículos na região aumentaram 0,5%. As vendas no varejo, exclusive alimentação, mostraram queda menor em relação ao índice total, apresentando recuo de 0,2% na passagem mensal, retirando o ganho de 0,2% em junho.

    Entre os países da União Europeia, destaque para os aumentos nas vendas de Portugal (2,6%) e Lituânia (2,2%), enquanto que Áustria (-1,5%), Alemanha (-1,4%) e França (-0,3%) apresentaram recuos na passagem mensal.

    PMI global mostram avanço em agosto

    O Índice de Gerência de Compras (PMI) da Indústria de Transformação Global apresentou leve avanço em agosto ao passar de 52,4 para 52,6 pontos, de acordo com dados divulgados ontem (02/09) pelo instituto Markit e pelo banco J.P. Morgan. Com isso, o índice global permanece pelo 21º mês consecutivo acima dos 50 pontos, indicando maior dinamismo da atividade industrial global.

    De acordo com a publicação, a saída de produtos e novas encomendas permaneceram no mesmo patamar de julho, todavia, houve avanço em novos pedidos de exportação e no nível de emprego, o que mostra recuperação da indústria global. O custo de produção também mostrou recuo na passagem de julho pra agosto. Os maiores pedidos de exportação se devem à maior demanda dos EUA e do Japão, enquanto que a região da Zona do Euro ainda patina. Entre os países emergentes, mostra-se corte de empregos nas indústrias, com destaque para China e Brasil.

    Continuando as séries de PMI, foram divulgados ontem os PMI´s da Indústria de Transformação dos EUA e o PMI composto da China. O primeiro passou de 55,8 pontos em julho para 57,9 pontos em agosto, chegando ao maior nível desde abril de 2010. Já o segundo também mostrou avanço, passando de 51,6 pontos para 52,8 pontos em agosto.

    Nos EUA, o volume de negócios mostrou forte aumento, evidenciado pela melhor situação do emprego no setor e pelos pedidos de novas encomendas. A demanda por matérias primas também se intensificou no país, mostrando seu melhor momento desde a crise global iniciada no final de 2008.

    Já na China o avanço foi intensificado pelo setor de serviços, que mostrou forte expansão no período. O PMI de serviços passou de 50,0 pontos em julho para 54,1 em agosto, apresentando forte aceleração. Novos negócios em serviços cresceu e atingiu seu nível mais alto em 19 meses. Também se verificou melhor situação no emprego em serviços enquanto que, na indústria de transformação, como já citado, houve fraca movimentação no mês de agosto, resultando em alguns cortes.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini