Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1556 Terça-Feira, 14 de outubro de 2014
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Produção industrial recua 1,8% em agosto
  • Sentimento Econômico da Alemanha volta a ficar pessimista em outubro

  • Zona do Euro: Produção industrial recua 1,8% em agosto

    O Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou hoje (14/10) os dados referentes à produção industrial na Zona do Euro referente ao mês de agosto. Segundo a publicação, na passagem de julho para agosto e excluso os efeitos sazonais, a produção industrial sofreu queda de 1,8%. O resultado devolve integralmente os ganhos da última leitura, quando a produção do setor registrou avanço de 0,9%. Na comparação com igual mês do ano anterior, foi visto queda de 1,9% na produção industrial.

    A forte diminuição da produção na área do euro se deve principalmente pela queda de 4,8% na produção de bens de capital. Além desta, na passagem de julho para agosto, a produção da categoria de bens intermediários apresentou decréscimo de 0,7%, ao passo que a produção de bens de consumo não-duráveis também mostrou variação negativa de 0,2%. Por outro lado, estes resultados negativos foram parcialmente amenizados pelo aumento de 0,2% na produção de bens de consumo duráveis e de 1,2% em energia.

    Dentre os países-membros da Zona do Euro, aqueles que apresentaram uma contribuição negativa mais expressiva ao resultado mensal foram: Alemanha (-4,3%), Lituânia (-3,5%) e Eslovênia (-2,3%). Vale ressaltar que o primeiro país era o principal motor de recuperação da atividade econômica da região, e que vem mostrando debilitada no seu processo de retomada de atividade. Por outro lado, os maiores avanços do período foram registrados em Portugal (3,1%), Países Baixos (1,3%) e Malta (0,4%). Já França e Itália apresentaram, respectivamente, variação de -0,1% e 0,3%.

    Os resultados atuais reforçam as incertezas quanto a recuperação da região, sinalizando a importância de novas medidas de estímulos por parte do BCE (Banco Central Europeu), além de apontar para um fraco desempenho no PIB do terceiro trimestre, não só na região de moeda única, mas na União Europeia como um todo.

    Sentimento Econômico da Alemanha volta a ficar pessimista em outubro

    O Índice de Sentimento Econômico ZEW da Alemanha recuou 10,5 pontos na passagem de setembro para outubro, de acordo com dados divulgados hoje (14/10) pelo instituto ZEW, que apura as expectativas dos analistas do mercado financeiro quanto a situação da economia. Com esse resultado, o índice ZEW se encontra no patamar de -3,6 pontos, ante 6,4 em setembro, constituindo a décima queda consecutiva. Vale ressaltar que o índice retorna ao patamar negativo, lugar que não alcançava desde novembro de 2012, indicando que o hiato entre avaliações pessimistas e otimistas está maior.

    O índice da situação atual da economia alemã permanece positivo (de 3,2 pontos), apesar da forte queda de 22,2 pontos em relação ao patamar anterior. De acordo com a publicação, as tensões geopolíticas e o fraco crescimento de algumas economias da Zona do Euro têm prejudicado a Alemanha, além da desaceleração dos próprios indicadores domésticos, como a queda de 4,0% na produção industrial em agosto, conforme explicitado no Macro Visão 1551.

    Em relação ao sentimento econômica na Zona do Euro, também foi visto queda nas expectativas dos analistas para região, cujo índice chegou a 4,1, ante 14,2 em setembro. Já o índice de situação atual da zona ainda se encontra bastante depreciado, chegando a -56,8 pontos, influenciada pelos dados da Alemanha e França - as duas maiores economias da região - que apresentaram resultados decepcionantes nos últimos meses.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini