Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1810 Quarta-Feira, 11 de novembro de 2015
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • ABCR e ABPO registram pequena variação em outubro

    Economia Internacional

  • China: produção industrial continua desacelerando
  • Reino Unido: Taxa de desemprego recua em setembro

    Dados da Economia Brasileira

  • ABCR e ABPO registram pequena variação em outubro

    Ontem (10/11) a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) divulgou o fluxo de veículos pesados nas estradas pedagiadas referentes a outubro. De acordo com a publicação, o fluxo desta categoria de veículos registrou queda de 0,1% enquanto setembro havia observado queda de 1,1%.

    A Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), também divulgou a previa do indicador de expedição de papel ondulado (papelão) do mês de outubro, que apresentou um crescimento mensal de 0,3%, após ter apontado estabilidade no mês de setembro.

    Vale ressaltar que tais indicadores servem como termômetro da situação da indústria, sinalizando que o setor apresentou fraco resultado no início do quarto trimestre deste ano.

    China: produção industrial continua desacelerando

    O Departamento de Estatísticas Nacionais da China (NBS) divulgou hoje (11/11) os resultados relativos à produção industrial e vendas no varejo. Segundo a publicação, a produção industrial exibiu variação de 5,6% na comparação com o mesmo mês do ano precedente, apresentando leve queda em relação a variação exibida no mês anterior (5,7%). No resultado acumulado no ano, o setor industrial exibe alta de 6,1%.

    Na abertura por setores, destaque para a indústria de transformação, que exibiu crescimento de 6,7% na comparação interanual. Ao passo que a indústria extrativa apresentou taxa de variação de 0,4% na mesma base de comparação. Já a SIUP (Serviços Industriais de Utilidade Pública) recuou 0,3% em relação a outubro de 2014. No ano, tais setores registraram variação de 7,0%, 3,0% e 1,5%, respectivamente.

    No mais, o setor industrial vem desacelerando nos últimos meses em conformidade com a atividade econômica chinesa, sinalizando como já esperado pelo mercado, um crescimento mais moderado do PIB para 2015.

    Reino Unido: Taxa de desemprego recua em setembro

    O Departamento de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido divulgou na manhã desta quarta-feira (11/11) o relatório com os números relacionados ao mercado de trabalho. Segundo a publicação, a taxa de desemprego no Reino Unido recuou para 5,3% na leitura que comporta os meses de julho a setembro, recuando diante da leitura anterior (5,4% em agosto) e de igual período de 2014 (6,0%).

    Com isso, houve redução de 210 mil pessoas desempregadas, na comparação com igual período do ano anterior, tendo o número de pessoas a procura de emprego chego a 1,75 milhões. Já o número de pessoas que encontram-se trabalhando saltou para 31,2 milhões.

    A constante melhora no mercado de trabalho britânico vai em linha com a recuperação vigorosa da economia do país, que é menos afetada quando há turbulências nos países da Zona do Euro, da qual não faz parte.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini