Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1824 Quarta-Feira, 02 de dezembro de 2015
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FIESP/CIESP: Atividade industrial paulista apresenta queda de 0,6% em outubro
  • PMI: Nova contração da atividade industrial brasileira em novembro

    Economia Internacional

  • Zona do Euro: inflação permanece baixa na região
  • Zona do Euro: Industria segue expandindo em novembro

    Dados da Economia Brasileira

  • FIESP/CIESP: Atividade industrial paulista apresenta queda de 0,6% em outubro

    Ontem (01/12) a FIESP/CIESP apresentou o resultado de seu Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista. Segundo a publicação, o INA caiu 0,6% em outubro, já descontados os ajustes sazonais, inferior a queda registrada no mês precedente (após revisão de 0,8% para 0,9%). Esta é a quinta queda consecutiva da atividade industrial paulista. No acumulado em doze meses até outubro, o INA registra contração de 5,7%.

    A principal contribuição negativa do mês, já expurgados os efeitos sazonais, é proveniente da variável Total de Vendas Reais, que apresentou retração de 2,3% em outubro. Já a variável Horas Trabalhadas na Produção recuou 0,8%, enquanto o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) ficou estável.

    Segundo o documento, a incerteza sobre a trajetória das contas públicas, entre outros, contribui para manter a confiança do empresariado industrial em níveis historicamente deprimidos, minando dessa forma a retomada da atividade do setor.

    PMI: Nova contração da atividade industrial brasileira em novembro

    Na data de ontem (01/12), o Instituto Markit divulgou o Índice de Gerência de Compra (PMI) da Industria do Brasil. De acordo com a publicação, já livre de influências sazonais, o índice em novembro atingiu o menor patamar desde março de 2009, chegando aos 43,8 pontos contra 44,1 em outubro e permanece em terreno contracionista (abaixo dos 50,0 pontos) pelo décimo mês consecutivo.

    Com relação ao volume de novos pedidos, houve novamente uma queda em novembro, sendo esta a décima consecutiva. Tal resultado é reflexo da deterioração das condições de demanda e da situação econômica frágil do país. Os níveis de produção apresentaram redução novamente nas principais áreas da indústria.

    No que tange a compra de insumos, houve uma redução na compra em novembro por parte das empresas, mais um reflexo da queda nas necessidades de produção.

    Portanto, conforme os dados apontados pela pesquisa, a fraqueza do setor industrial brasileira foi mantida no último trimestre do ano, em linha com a queda dos índices de confiança do setor.

    Zona do Euro: inflação permanece baixa na região

    Na manhã de hoje (02/12) o Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou a prévia do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da Zona do Euro. No mês de novembro, no resultado acumulado em doze meses, constatou-se inflação de 0,1% na região, a mesma registrada no mês de outubro. Vale salientar que, exclusos os preços de energia, o índice chegou ao nível de 1,0%, na mesma base comparativa.

    Na abertura por componentes, estima-se deflação de 7,3% em Energia, ante -8,5% em outubro. Com relação aos grupos que exibiram inflação, destaque para a alta de 1,5% em Alimentos, Bebidas e Fumo (após elevação de 1,6% em outubro), além de Serviços (de 1,3% para 1,1% em novembro) e de Bens industriais não energéticos (de 0,6% para 0,5% em novembro).

    Desta forma, continua no mercado o debate sobre a possibilidade de novas medidas de estimulo por parte do Banco Central Europeu (BCE).

    Zona do Euro: Industria segue expandindo em novembro

    Nessa última terça-feira (01/10), a Markit publicou o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial da Zona do Euro. De acordo com o relatório, a atividade industrial na região em novembro manteve os 52,8 pontos, o mesmo apresentado no mês anterior.

    Os empregos industriais na zona do euro indicaram alta pelo décimo quinto mês consecutivo. Já em relação ao volume de produção, o relatório aponta expansão na região, impulsionada pela melhoria dos fluxos e novos negócios e da ingestão mais íngreme das novas exportações.

    No que tange os novos negócios de exportação, houve aumento no Alemanha, Itália, Espanha, Irlanda, Países Baixos e Áustria. Já França e Grécia foram os destaques negativos, apontando nova diminuição nos negócios de exportação.

    A abertura por países, destaque positivo para Itália (54,9 pontos), Espanha (53,1 pontos) e Alemanha (52,9 pontos). Já a França manteve certa estabilidade comparado ao mês anterior ficando com (50,6 pontos) e o destaque negativo novamente ficou com a Grécia (48,1 pontos).

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini