Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1833 Terça-Feira, 15 de dezembro de 2015
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Reino Unido: Inflação chega a 0,1% em novembro
  • OCDE: PIB do G20 cresce 0,7% no terceiro trimestre
  • Alemanha: Índice de Sentimento Econômico apresenta segunda alta consecutiva

    Dados da Economia Brasileira

  • Reino Unido: Inflação chega a 0,1% em novembro

    Hoje (15/12) o Departamento de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido divulgou o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do país. A inflação britânica acumulada em 12 meses findo no mês de novembro foi de 0,1%, ante queda de 0,1% registrada em outubro. Quando exclusos os preços de energia, a inflação do período foi 0,7%.

    Na abertura por atividades, no acumulado em doze meses, a queda nos preços de Vestuário e Calçados (-0,07 p.p) e Artigos de Mobília (-0,02 p.p.) foram compensadas pela alta registrada, principalmente, em Transportes (0,08 p.p.), Álcool e Tabaco (0,05 p.p) e Outros Bens e Serviços (0,04 p.p).

    OCDE: PIB do G20 cresce 0,7% no terceiro trimestre

    Nesta segunda-feira (14/12) a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou sua estimativa para o PIB do G20. De acordo com a publicação, o PIB dos países que pertencem ao grupo avançou 0,7% no terceiro trimestre de 2015, frente ao trimestre anterior na leitura com ajuste sazonal. Vale lembrar que no primeiro e no segundo trimestre do ano o PIB das 20 maiores economias do planeta também havia avançado 0,7%.

    Entre os países que apresentaram aceleração do PIB, destaque para a Coréia do Sul registrou alta de 1,3% e a Austrália 0,9%, ambos países haviam registrado 0,3% de crescimento no trimestre anterior. Por sua vez, o Canadá cresceu 0,6% ante queda de 0,1% no trimestre precedente, já o Japão avançou de -0,1% para 0,3% e a África do Sul passou de -0,3% para 0,2%.

    Por outro lado, no terceiro trimestre de 2015, os Estados Unidos e o Reino Unido apresentaram desaceleração ao avançarem 0,5% (ante 1,0% e 0,7%, respectivamente, no trimestre anterior). Já a Alemanha, a Itália e a Turquia registraram desaceleração marginal de 0,1% (ante registros anteriores de 1,3%, 0,3% e 0,2%, respectivamente). Quanto os países que não indicaram alteração no crescimento, estão a China, que se manteve no patamar de 1,8%, e a Indonésia (em 1,2%).

    A economia do Brasil exibiu contração de 1,7% no terceiro trimestre, após já ter recuado 2,1% no trimestre anterior, sendo o único país do G20 a apresentar contração da economia no terceiro trimestre de 2015.

    Em suma, a economia global segue com ritmo constante de crescimento ao longo de 2015, com influências positivas advinda de alguns países orientais e negativas originadas do Brasil.

    Alemanha: Índice de Sentimento Econômico apresenta segunda alta consecutiva

    O Instituto ZEW divulgou hoje (15/12) o Índice de Sentimento Econômico ZEW, o qual mensura as expectativas dos analistas do mercado financeiro em relação à economia da Alemanha. No mês de dezembro o indicador exibiu sua segunda alta consecutiva (após sete meses de queda), chegando ao patamar de 16,1 pontos, ante 10,4 pontos no mês anterior. Entretanto, apesar da elevação na passagem mensal, o índice permanece abaixo de sua média histórica (24,7 pontos).

    Com relação ao Índice de Situação Atual, também verificou-se elevação na passagem de novembro para dezembro (de 54,4 pontos para 55,0 pontos). Segundo presidente do Instituto ZEW, a situação econômica dos mercados emergentes vem exercendo pressão na indústria exportadora alemã. Além disso, a desvalorização do euro tem impactado positivamente na confiança do mercado financeiro.

    Por fim, o Índice de Sentimento Econômico da Zona do Euro exibiu crescimento em dezembro, passando de 28,3 pontos no mês anterior para 33,9 pontos. Já o Índice de Situação Atual da região chegou ao patamar de -9,6 pontos, um aumento de 0,4 ponto em relação a novembro.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini