Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1860 Sexta-Feira, 12 de fevereiro de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • ABCR e ABPO registram resultados negativos no primeiro mês do ano

    Economia Internacional

  • Zona do Euro: PIB do quarto trimestre é estimado em crescimento de 0,3%
  • OCDE: Atividade econômica apresenta leve queda em dezembro

    Dados da Economia Brasileira

  • ABCR e ABPO registram resultados negativos no primeiro mês do ano

    Nessa última quarta-feira (10/02) a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) divulgou o fluxo de veículos pesados nas estradas pedagiadas referentes a janeiro de 2016. De acordo com a publicação, o fluxo de veículos no primeiro mês do ano registrou queda de 1,4% na comparação com dezembro de 2015. Houve queda tanto nos veículos leves (-1,6%), quanto nos veículos pesados (-1,4%). É importante ressaltar que o fluxo de veículos pesados é um importante indicador coincidente da atividade industrial.

    A Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), divulgou o resultado do indicador de expedição de papel ondulado (papelão) do mês de janeiro. Após o mês de dezembro apresentar um crescimento de 2,1% (em virtude principalmente das festas de fim de ano), janeiro exibiu uma queda expressiva de 3,5%. Na comparação com o mesmo período de 2015, o índice registrou alta de 1,0%.

    Zona do Euro: PIB do quarto trimestre é estimado em crescimento de 0,3%

    Na manhã de hoje (12/02), o Eurostat (órgão estatístico da União Europeia) divulgou a primeira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2015 da Zona do Euro. De acordo com a publicação, o PIB da região aumentou 0,3% no quarto trimestre, após um crescimento na mesma proporção (0,3%) no trimestre anterior, já eliminados os eleitos sazonais. Para a União Europeia como um todo, também estimou um crescimento de 0,3% no quarto trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2014, a Zona do Euro e a União Europeia registraram alta de 1,5 e 1,8% respectivamente.

    Em relação aos países membros da União Europeia na comparação trimestral com o trimestre anterior, destaque para a expansão da Estônia (1,2%), Polônia (1,1%) e Hungria (1,0%) com as maiores variações positivas, ao passo que Grécia (-0,6%) e Finlândia (-0,1%) exibiram as maiores quedas. Alemanha, principal economia da região, apresentou leve crescimento (0,3%), assim como França (0,2%) e Itália (0,1%).

    OCDE: Atividade econômica apresenta leve queda em dezembro

    A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou na última segunda-feira (08/02) seu Indicador Antecedente de Atividade Econômica (Composite Leading Indicator – CLI). Na leitura referente ao mês de dezembro, o indicador agregado dos países-membros da OCDE atingiu 99,7 pontos, levemente inferior ao registrado em novembro (99,8 pontos). Vale salientar que índices acima de 100,0 pontos sinalizam uma tendência positiva de atividade econômica.

    Dentre os principais países desenvolvidos, o índice referente aos Estados Unidos exibiu nova queda na passagem de novembro para dezembro (de 99,1 pontos para 98,9 pontos). Tal resultado segue em conformidade com o crescimento mais moderado do país no último trimestre do ano (macro visão 1854). O índice relativo ao Reino Unido também segue em queda, chegando ao patamar de 99,0 pontos, ante 99,2 pontos no mês precedente. A mesma tendência de queda é verificada com relação ao Japão, passando de 99,8 para 99,7 pontos.

    Já o indicador agregado da Zona do Euro manteve-se estável pela terceira vez consecutiva (100,6 pontos). Dentre as maiores economias, a Alemanha e França apresentaram estabilidade (99,9 pontos e 100,9 pontos, respectivamente). Por sua vez, Itália passou de 101,0 para 101,1 pontos em dezembro.

    A OCDE calcula o CLI para os países do BRICS, apesar de não fazerem parte da organização. O índice apresentou crescimento apenas na China (de 98,0 para 98,1 pontos), enquanto a Índia, permaneceu estável (100,1 pontos). Já Rússia apresentou queda na passagem mensal (de 98,8 para 98,5 pontos), assim como África do Sul (de 99,4 para 99,3 pontos) e Brasil (de 98,2 para 98,1 pontos).

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini