Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1872 Terça-Feira, 01 de março de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Taxa de desemprego recua para 10,3% em janeiro
  • China: atividade do setor industrial segue piorando
  • Zona do Euro: Inflação deve ficar em -0,2% em fevereiro
  • Zona do Euro: PMI Industrial registra queda em fevereiro

    Dados da Economia Brasileira

  • Zona do Euro: Taxa de desemprego recua para 10,3% em janeiro

    O Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou hoje (01/03) o resultado de sua taxa de desemprego para o mês de janeiro. Livre de efeitos sazonais, a taxa de desemprego na Zona do Euro atingiu 10,3% no primeiro mês do ano, inferior a taxa registrada no mesmo período de 2015 (11,3%). Com esse resultado, o nível de desemprego chega a seu menor patamar desde agosto de 2011.

    Dentre os países-membros da Zona do Euro, destaque para Alemanha (4,3%), Malta (5,1%) e Luxemburgo (5,8%), que registraram as menores taxas de desocupação no mês em questão. Por outro lado, as maiores taxas foram verificadas na Espanha (20,5%) e Chipre (15,3%). Enquanto Itália e França, duas importantes economias da região, apresentaram taxas de 11,5% e 10,2%, respectivamente.

    China: atividade do setor industrial segue piorando

    O Caixin/Markit divulgou hoje (01/03) o Índice de Gerência de Compras (PMI) da Indústria de Transformação da China. Segundo a publicação, a produção industrial chinesa atingiu 48,0 pontos em fevereiro, abaixo do registrado em janeiro (48,4 pontos), já descontadas as influências sazonais. Tal resultado é o menor em cinco meses e indica retração da atividade dado o patamar inferior aos 50 pontos.

    A queda do indicador da indústria resulta da piora em todos os seus principais componentes: produção, novos pedidos e emprego, além de pressões deflacionárias que persistem tanto nos preços de venda, quanto nos insumos. Com isso, a retomada da atividade continua instável e sinaliza a necessidade de reformas pelo governo e de estímulos moderados a economia.

    Zona do Euro: Inflação deve ficar em -0,2% em fevereiro

    Na manhã de ontem (29/02) o Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou a estimativa do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da Zona do Euro. Na variação acumulada em 12 meses, a inflação estimada para fevereiro deverá atingir -0,2%, queda em relação ao mês de janeiro em que ficou em 0,3%.

    Na abertura por componentes com dados acumulados 12 meses, espera-se que os preços serviços apresentem uma taxa de 1,0% em fevereiro (ante 1,2% registrado em janeiro), seguido por alimentos, álcool e tabaco (0,7% contra 1,0% no mês anterior), bens energéticos industriais (0,3% em fevereiro ante 0,7% em janeiro) e energia (-8,0% em fevereiro contra -5,4% no primeiro mês no ano).

    Zona do Euro: PMI Industrial registra queda em fevereiro

    Nessa manhã de hoje (01/03), a Markit publicou o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial da Zona do Euro. De acordo com o relatório, a atividade industrial na região em fevereiro registrou queda na comparação com o mês anterior, passando de 52,3 para 51,2 pontos, o patamar mais baixo em doze meses. No entanto o PMI da região se mantem acima da marca neutra de 50,0 pontos a 32 meses consecutivos.

    O ritmo de crescimento da produção industrial é o mais lento em um ano, sendo particularmente lento no setor de consumo e na fabricação de bens intermediários. As taxas de negócios e de novas encomendas registraram os índices mais baixos desde abril e janeiro de 2015, respectivamente.

    As novas encomendas apresentaram uma taxa menor de crescimento, na mesma linha as empresas foram mais cautelosas em relação a sua folha de pagamentos em fevereiro. Enquanto os estoques de pós-produção caíram a uma taxa ligeiramente mais fraca do que em janeiro. Os últimos resultados da pesquisa destacaram uma quase estagnação da atividade de compra.

    A Markit também publicou nesta terça-feira (01/03) o PMI industrial por países com dados livres de sazonalidade. Segundo a publicação, o desempenho da Alemanha, maior economia da região, registrou queda em fevereiro (passando de 52,3 para 50,5 pontos). Vale resultar que tal resultado é o mais baixo em 15 meses.

    Em relação a abertura do PMI industrial por países, destaque positivo para Áustria em seu quarto mês de alta (51,9 pontos) e França em seu segundo mês de crescimento (50,2 pontos). Já a Holanda em seu décimo oitavo mês de queda consecutivos (51,7 pontos), Irlanda em seu vigésimo quarto (52,9 pontos) e Grécia com (48,4 pontos), foram os países com destaque negativo.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini