Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1880 Sexta-Feira, 11 de março de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMS: Setor de Serviços recua novamente
  • Indicadores antecedentes da indústria sugerem fraco resultado em fevereiro

    Agenda Semanal

    Dados da Economia Brasileira

  • PMS: Setor de Serviços recua novamente

    Na manhã de hoje (11/03) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) que apresenta os resultados de volume de serviços, resultantes da deflação dos valores nominais por índices de preços específicos a cada grupo de atividade, construídos a partir dos relativos de preços do IPCA.

    No mês de janeiro, o volume de serviços recuou 5,0% na comparação com igual período de 2015 e igual a registrada em dezembro. No acumulado de doze meses, a atividade do setor diminuiu 3,7%.

    Todos os cinco segmentos abrangidos pela pesquisa apresentaram taxas nominais negativas na comparação interanual: Serviços profissionais, administrativos e complementares (-9,1%); Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-5,8%); Serviços prestados às famílias (-4,1%), Serviços de informação e comunicação (-2,1%) e Outros serviços (-7,9%).

    Dentre as 27 unidades da federação, 20 apresentaram variação negativa no volume de serviços, sendo as maiores verificadas no Amapá (-19,1%) e Amazonas (-14,0%). Por outro lado, os destaques positivos foram: Mato Grosso (17,5%) e Distrito Federal (13,3%). Já São Paulo e Rio de Janeiro, recuaram, 5,6% e 5,3%, respectivamente.

    No mais, fatores como a alta na taxa de desemprego e queda na renda vem provocando consecutivas retrações no setor de serviços, sendo este o oitavo mês seguido que a atividade acumula resultados negativos.

    Indicadores antecedentes da indústria sugerem fraco resultado em fevereiro

    Nessa última quinta-feira (10/03) a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) divulgou o fluxo de veículos pesados nas estradas pedagiadas. De acordo com a publicação, livre de influências sazonais, o fluxo no luxo de veículos pesados - que é um importante indicador coincidente de atividade industrial - registrou um crescimento de 2,1% em fevereiro, frente a janeiro.

    Por sua vez, Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), também divulgou nesta semana o resultado do indicador de expedição de papel ondulado (papelão) do mês de fevereiro, que de acordo com o relatório, já livre de influências sazonais, apresentou uma queda de 2,6% na comparação com janeiro deste ano.

    Assim, a despeita da divergência entre estes indicadores antecedentes da indústria, o cenário para o setor em fevereiro é de fraco resultado, visto que assistimos uma forte retração na produção de autoveículos (calculados pela ANFAVEA), além de uma forte queda na confiança do empresário industrial (mensurado pelo Ibre/FGV).

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini