Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1896 Terça-Feira, 05 de abril de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Zona do Euro: vendas no varejo crescem 0,2% em fevereiro
  • Zona do Euro: PMI composto reflete cenário de estabilidade na região
  • OCDE: Inflação anual dos países membros cai para 1,0%
  • Markit: Atividade industrial global segue com baixo crescimento

    Dados da Economia Brasileira

  • Zona do Euro: vendas no varejo crescem 0,2% em fevereiro

    O Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou nesta manhã (05/04) o volume das vendas no varejo. Na passagem de janeiro para fevereiro, livre de influências sazonais, o volume de vendas no varejo aumentou 0,2% na Zona do Euro, após variação de 0,3% no mês precedente. Na comparação com o mesmo mês de 2015, as vendas varejistas tiveram avanço de 2,4%. Na totalidade da União Europeia, apesar da queda de 0,1% na passagem mensal, as vendas apresentaram expansão de 3,0% na comparação interanual.

    A alta da Zona do Euro na comparação mensal está relacionada a expansão do volume de vendas de Comidas, Bebidas e Tabaco (0,5%). A queda das vendas na União Europeia na comparação mensal é devido à contração dos Combustíveis para automóveis (-0,4%) e dos Produtos não-Alimentícios (-0.3%).

    Por fim, o maior crescimento mensal foi apresentado por Luxemburgo (4,9%), seguido por Portugal (2,7%). Enquanto as maiores quedas ocorreram na Polônia (-2,9%) e na Estônia (-2,2%). Dentre as maiores economias da região, Alemanha recuou recou 0,4%, enquanto França apresentou alta de 0,6%.

    Zona do Euro: PMI composto reflete cenário de estabilidade na região

    O Instituto Markit divulgou na manhã terça-feira (05/04), o resultado final do Índice de Gerencia de Compras (PMI) composto da Zona do Euro referente ao mês de março. Segundo a publicação, a atividade industrial no mês de março ficou praticamente estável na comparação com o mês anterior e o índice do PMI composto de fevereiro que era de 53,0 pontos foi para 53,1 pontos no mês atual. Vale ressaltar que o resultado final ficou abaixo da prévia divulgada (53,7 pontos) e da média exibida no trimestre (53,2 pontos), também é inferior a apresentada no último trimestre de 2015, quando o índice composto atingiu o patamar de 54,1 pontos.

    Com relação ao setor de serviços, o resultado de março registrou queda na comparação com o mês anterior, passando de 53,3 para 53,1 pontos. Porém, a previa divulgada anteriormente projetava 54,0 pontos para o mês de março, sendo assim esta queda foi a principal responsável pela revisão negativa do resultado composto.

    De acordo com a Markit cada ponto do PMI representa 0,1% de variação do PIB da zona do euro, ou seja, o resultado final do PMI representa, de certa forma, uma estabilidade do crescimento do PIB da região na ordem de 0,3%. Este resultado frustra as expectativas do bloco quanto a sua recuperação, justificando assim as medidas de estímulo monetário adotadas pelo BCE.

    OCDE: Inflação anual dos países membros cai para 1,0%

    Nesta terça-feira (05/04), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou os resultados do Índice de preços ao consumidor (CPI) do mês fevereiro referente aos seus países-membros. De acordo com o relatório, a inflação do mês em questão registrou ligeira queda na comparação com o mês de janeiro, passando de 1,2% para 1,0%.

    O resultado apresentado é reflexo de uma variação no preço da energia, que registrou uma queda de 8,8% na comparação com janeiro, cuja queda foi de 5,4% e da inflação do preço dos alimentos que teve ligeira alta, passando de 0,9% para 0,7%. Excluindo alimento e energia, a taxa de inflação anual da OCDE se manteve estável em 1,9% pelo terceiro mês consecutivo.

    Na abertura por países que compõem a OCDE, com exceção ao Reino Unido (que se manteve estável em 0,3%) e Japão que passou de 0,0% para 0,3%, todas as principais economias exibiram diminuição em 2016. A inflação na Área do Euro, medida pelo IHPC, foi de -0,2% em fevereiro contra 0,3% no mês anterior, com a Alemanha registrando 0,0% e França com -0,2%. Já a inflação dos Estados Unidos passou de 1,4% em janeiro para 1,0% em fevereiro.

    Por fim, a inflação anual também registrou diminuição no G20, passando de 2,6% para 2,4%. Já entre os países que não compõem a OCDE, Brasil registrou 10,4%, a Rússia apontou 8,1% e a Índia exibiu 5,5%. Quanto a China, houve um aumento em comparação com o mês atual, passando de 1,8% para 2,3% em fevereiro.

    Markit: Atividade industrial global segue com baixo crescimento

    Na última sexta-feira (01/04) o Instituto Markit e o banco J.P. Morgan divulgaram o Índice de Gerência de Compras (PMI) da Indústria Global referente ao mês de março. De acordo com a publicação, a atividade do setor manteve-se em patamar moderado, passando de 50,0 pontos para 50,5 pontos. Vale salientar que índices acima da marca de 50,0 pontos sinalizam expansão da atividade industrial global.

    Apesar da melhora modesta, a indústria de transformação segue em patamares baixos, sofrendo ainda os impactos da deterioração internacional. A média da atividade no vigente trimestre foi a menor desde o segundo trimestre de 2013.

    Na abertura entre as principais economias abrangidas pela pesquisa, a produção industrial permaneceu quase estagnada em grande parte dos países da Ásia, com leve expansão na China em contraposição a queda verificada no Japão. Nos Estados Unidos a indústria segue em expansão, enquanto o Brasil continua em recessão porém em um ritmo menor. A Zona do Euro apresenta recuperação em todas as economias da região apresentaram crescimento, exceto a Grécia.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini