Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1911 Quinta-Feira, 28 de abril de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: IGP-M segue desacelerando
  • FGV: Expectativas da Confiança do Comércio mantém queda em abril

    Economia Internacional

  • EUA: PIB cresce 0,5% no primeiro trimestre
  • Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico registra alta em abril

    Dados da Economia Brasileira

  • FGV: IGP-M segue desacelerando

    O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) avançou 0,33% em abril, desacelerando tanto em relação a leitura precedente (0,51%), quanto em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior (1,17%), segundo dados divulgados hoje (28/04) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com tal resultado, em doze meses, a inflação já chega a 10,63%.

    O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou alta de 0,29% em abril, inferior a elevação registrada em março (0,44%). Na abertura por estágios de processamento, o grupo Matérias-Primas Brutas apresentou a maior alta (de 0,82% para 1,78%), seguido pelo grupo Bens Finais (de 1,52% para 0,30%), enquanto os Bens Intermediários apresentaram deflação no mês em questão (de -0,93% para -0,94%).

    Com relação a abertura do IPA por origem de processamento, enquanto os produtos agropecuários, passaram de uma elevação de 1,63% para 1,35% em abril, os preços dos produtos industriais recuaram 0,15%, ante retração de 0,04% em março.

    O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de 0,58% para 0,39%, no quarto mês do ano. Dentre as oito classes de despesa componentes do índice, seis registraram decréscimo em suas taxas de variação. Destaque para o grupo Alimentação (de 1,12% para 0,85%), Habitação (de -0,06% para -0,29%), Despesas Diversas (de 1,90% para 0,33%), Comunicação (de 1,13% para 0,18%), Transportes (de 0,54% para 0,33%) e Educação, Leitura e Recreação (de -0,01% para -0,07%).

    Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), apresentou taxa de variação menor do que a do mês anterior, passando de 0,79% para 0,41%. O nível de preços do grupo Materiais, Equipamentos e Serviços variou 0,29%, após alta de 0,38% em março, ao passo que o Custo da Mão de Obra subiu 0,52%, ante 1,16% no mês anterior.

    FGV: Expectativas da Confiança do Comércio mantém queda em abril

    A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou na manhã de hoje (28/04), o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) referente ao mês de abril de 2016. De acordo com o relatório, o índice apresentado exibiu retração de 0,7% no mês atual atingindo 66,6 pontos, já considerando os ajustes sazonais. Tal resultado corresponde ao terceiro menor valor da série iniciada em março de 2010.

    O Índice de Situação Atual (ISA-COM), que aborda a percepção dos comerciantes em relação ao momento atual, recuou 4,0%, atingindo o patamar de 59,8 pontos. Entre os componentes do ISA-COM, a queda mais acentuada ocorreu no quesito responsável em medir o grau de satisfação com a Situação Atual dos Negócios.

    Já o Índice de Expectativas (IE-COM), responsável pelas expectativas, registrou alta de 2,0% em abril, alcançando 74,8 pontos. Tal crescimento sofreu influência do indicador que mede o grau de otimismo com a evolução da Situação dos Negócios no Horizonte de Seis Meses.

    O resultado do ICOM atual retrata um cenário em que a situação atual se mantem ruim, com a confiança do consumidor em seu pior patamar histórico, mas com expectativas de redução de pessimismo para os próximos seis meses em relação à evolução dos negócios.

    EUA: PIB cresce 0,5% no primeiro trimestre

    Hoje (28/04) o BEA (Bureau of Economic Analysis) divulgou a primeira estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos para o primeiro trimestre do ano. Segundo a publicação, já descontadas as influências sazonais, o país apresentou crescimento de 0,5% no período, após alta de 1,4% no último trimestre de 2015.

    A alta do PIB nos três primeiros meses do ano, reflete contribuições positivas do consumo, tanto das famílias americanas quanto do governo, ao passo que os investimentos e as vendas externas exerceram pressão negativa no resultado do PIB americano, que mostrou forte acomodação no primeiro trimestre do ano.

    Vale destacar que o ritmo mais fraco da atividade econômica americana impactou na decisão ontem (27/04), do Federal Open Market Committee (FOMC), no qual manteve a taxa de juros americana inalterada entre 0,25% e 0,50% ao ano.

    Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico registra alta em abril

    Na manhã de hoje (28/04) a Comissão Europeia (EC) divulgou o Índice de Sentimento Econômico (Economic Sentiment Indicator, em inglês) referente ao mês de abril. Após três quedas consecutivas, no mês atual o índice registrou ligeira alta tanto na Zona no Euro (0,9 ponto, chegando a 103,9) quanto na União Europeia (0,5 ponto, chegando a 105,1).

    O relatório apontou uma melhoria de confiando na economia em todos os setores de atividade com exceção ao comercio de varejo (-0,6), cujo a confiança diminuiu ligeiramente. Houve aumentos importantes nos setores de serviços (1,9) e construção (1,1), enquanto a confiança na indústria (0,5) e entre os consumidores (0,4) registraram apenas pequenas melhorias.

    Por fim, na abertura por países que fazem parte da zona do euro, o ESI apresentou alta considerável na Itália (4,4) e nos Países Baixos (1,9) e ligeira melhora na Alemanha, enquanto França (-1,0) e Espanha (-0,8) registraram queda no mês atual.

    Passada a turbulência nos mercados globais neste início de ano, espera-se que o aumento das medidas de estimulo por parte do BCE em março começa a surtir efeito na região, situação que já começa a refletir em alguns índices de confiança.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini