Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1919 Terça-Feira, 10 de maio de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Produção industrial de São Paulo recua 1,8% no primeiro trimestre

    Economia Internacional

  • USA: Índice de Condições de Mercado de Trabalho permanece em nível negativo
  • China: Inflação se mantém em 2,3% pelo terceiro mês consecutivo
  • Alemanha: Produção industrial registra queda em março

    Dados da Economia Brasileira

  • Produção industrial de São Paulo recua 1,8% no primeiro trimestre

    Hoje (10/05), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados regionais de sua Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF). Na série com ajuste sazonal, dentre os 14 locais pesquisados, 10 apresentaram expansão da atividade em março, segundo a publicação.

    Na passagem mensal, destaque para as fortes expansões registradas por Amazonas (22,2%) e Bahia (8,1%) e para as acentuadas retrações de Goiás (-4,3%) e Pará (-3,2%). Por sua vez, o estado do Rio de Janeiro registrou alta de 2,2%, enquanto São Paulo apresentou variação positiva de 1,5%, após queda de 1,7% em fevereiro.

    Ainda com relação a São Paulo, a atividade industrial do estado registrou retração de 13,6% no acumulado de 2016 e de 12,8% nos últimos doze meses.

    Consolidada a leitura de março, o resultado da produção do primeiro trimestre do setor paulista, comparado ao último trimestre de 2015, foi negativo em 1,8%. Esta é a décima queda em onze trimestres.

    Por fim, o resultado da indústria paulista recompôs parcialmente as perdas do mês de fevereiro, embora o setor tenha apresentado fraco resultado no primeiro trimestre, em linha com os resultados da indústria de transformação brasileira. A confiança do empresário ainda em patamar deprimido dificulta uma recuperação mais vigorosa do setor no curto prazo.

    USA: Índice de Condições de Mercado de Trabalho permanece em nível negativo

    O FED (Federal Reserve) divulgou na tarde de ontem (09/05) seu Índice de Condições de Mercado de Trabalho (Labor Market Conditions Index – LMCI). Segundo a publicação, o índice referente a abril registrou -0,9 ponto, após atingir o nível de -2,1 pontos em março. Este é o quarto mês consecutivo cujo resultado fica abaixo da linha de estabilidade (0,0 ponto), indicando deterioração do mercado de trabalho.

    O LMCI mede a força do mercado de trabalho dos Estado Unidos. O índice é derivado de 19 indicadores, sendo taxa de desemprego e folha de pagamento os principais.

    Por fim, vale registrar que o Índice de Condições de Mercado de Trabalho, que iniciou sua série histórica em 1976 até o momento atual, registra uma média de 0,44 pontos, tendo sua máxima em setembro de 1983, atingindo 28,50 pontos e seu recorde de baixa em maio de 1980 (-43,60 pontos).

    China: Inflação se mantém em 2,3% pelo terceiro mês consecutivo

    O Departamento Nacional de Estatística da China (NBS) divulgou no dia de ontem (09/05), o resultado do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do país referente ao mês de abril. De acordo com a relatório, o índice de preços ao consumidor registrou uma variação de 2,3 % no quarto mês do ano. Este resultado se mantém pelo terceiro mês consecutivo e permanece no maior patamar desde julho de 2014.

    Entre os maiores responsáveis pelo aumento registrado na publicação atual estão os preços dos alimentos, que apresentaram uma elevação de 7,4% na comparação com o mesmo período de 2015.

    Com relação ao Índice de preços ao Produtor (PPI), a publicação apontou uma queda de 3,4%, sendo o resultado correspondendo ao quinquagésimo mês consecutivo de queda. No entanto, a queda apresentada no mês de abril foi inferior ao registrado em março.

    Por fim, tais resultados indicam que enquanto o número de CPI se mantém no geral em linha com as expectativas, após medidas de estímulos tomadas pelo governo chinês desde novembro do ano passado, ainda assim a continua deflação verificada no PPI impacta nas receitas e os lucros corporativos.

    Alemanha: Produção industrial registra queda em março

    O Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou no dia de hoje (10/05), os resultados Produção Industrial do país referentes ao mês de março. De acordo com a publicação, livre de efeitos sazonais, a produção do setor diminuiu 1,3% na passagem de fevereiro para março, após ter registrado uma queda de 0,7% no mês anterior.

    Na abertura por categoria, a produção de bens de capital apresentou queda de 1,4%, a de bens intermediários recuou 1,3% e os bens de consumo tiveram queda de 0,2%. Por outro lado, a produção de energia teve alta de 0,3% o terceiro mês do ano e em contrapartida a produção na construção diminuiu 3,2%.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini